
Será realizada no dia 18, às 15h, na Sala de Situação do paço, a primeira reunião do grupo técnico de trabalho de políticas públicas de gestão da Região Central, que abrange os bairros do Centro, Valongo, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias. O colegiado, criado pelo decreto 7.631 de 28 de dezembro de 2016, é formado por integrantes (12 titulares e 12 suplentes) do Gabinete do Prefeito, secretarias municipais, CET e da Ouvidoria, Transparência e Controle – esta última responsável pela coordenação do grupo.
Também poderão ser convidados para participar das reuniões representantes de outros órgãos públicos (estadual e federal), entidades privadas e organizações não-governamentais. No primeiro encontro haverá a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Centro. Entre os temas que serão abordados estão a população em situação de rua, recuperação viária, trânsito descarte de lixo, reciclagem e imóveis degradados.
“O objetivo do grupo técnico é discutir medidas para melhorar as ações de zeladoria, assistência social e os aspectos urbanísticos da Região Central, que é uma das mais importantes áreas comerciais e de serviços da Cidade, além de ponto turístico que atrai milhares de visitantes”, explica o ouvidor Rivaldo Santos.
Algumas atribuições:
– Formular e propor políticas públicas para desenvolver aspectos sociais, recreativos, turísticos, históricos, culturais, empresariais e empreendedores da Região Central.
– Promover e viabilizar a cooperação intersetorial dos órgãos da administração pública e da sociedade civil, a fim de estipular ações de revitalização urbanística e econômica.
– Enfrentamento de questões que envolvam população em situação de rua, descarte irregular de lixo, coleta e reciclagem de materiais, entre outros.
– Elaborar estratégias e ações conjuntas para aperfeiçoar a fiscalização de posturas municipais, entre as quais o comércio irregular.
– Propor medidas voltadas ao fomento e implementação de políticas públicas, com o apoio da iniciativa privada e instituições não governamentais, para estimular e atrair eventos à região.
Deixe um comentário