Manual do Viajante

Turismo lança cartilha para melhorar serviços para viajantes LGBT

09/11/2016
Turismo lança cartilha para melhorar serviços para viajantes LGBT | Jornal da Orla
Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor, de acordo com dados são da Organização Mundial no Turismo (OMT). Com o intuito de melhorar o atendimento a estes viajantes, que formam um importante segmento para o mercado turístico mundial, o Ministério do Turismo, com apoio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), elaborou a publicação ‘Dicas para atender bem turistas LGBT’.
 
Na publicação, que está disponível nos formatos impresso e online, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.
 
“O Ministério do Turismo está atento aos públicos identificados como prioritários pelo Plano Nacional de Turismo. Precisamos entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no país ainda mais positiva”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
 
Com o mesmo raciocínio, o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, reforça que o turismo LGBT é um dos segmentos que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. “O público LGBT é considerado um dos mais atraentes para o mercado turístico e move 54 bilhões de dólares a cada ano. Focada neste potencial, a Embratur apoia e parabeniza a iniciativa do Ministério do Turismo com Guia”, declara Lummertz. Ele lembra ainda que o Instituto celebra ações para desenvolver o turismo no Brasil e também atrair mais estrangeiros com esse perfil ao País. 
 
No capítulo “Dicas para atender bem”, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.