Santos

Centro com Arte terá feira de trocas e clássicos do samba no fim de semana

21/10/2016 Da Redação
Centro com Arte terá feira de trocas e clássicos do samba no fim de semana | Jornal da Orla
A Feira Centro com Arte terá duas atrações diferentes no fim de semana. Sábado (22), na Praça Mauá, a partir do meio-dia, será promovida a 1ª edição do Escambau, feira de troca solidárias. Os interessados poderão levar brinquedos, quadros, livros, acessórios e itens de decorações para serem trocados entre si. As inscrições serão feitas no local.
 
As trocas solidárias complementam a economia formal com um sistema mais humano e sustentável, baseado na confiança e na cooperação, construíndo também relações interpessoais onde prevalece o valor das pessoas e do trabalho realizado por elas.
 
Samba
No domingo (23), das 11 ao meio-dia, o mais brasileiro dos ritmos vai tomar conta da Estação do Valongo, com a apresentação dos músicos do Núcleo de Preservação e Resgate de Sambas de Terreiro, trazendo no repertório clássicos das escolas de samba Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano das décadas entre 1920 e 1970.
 
A expressão “samba de terreiro” se refere à linguagem musical que destaca os instrumentos à moda antiga somados ao coro das “pastoras”, sempre no modelo acústico. Antes da modernização do carnaval carioca, as quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro eram conhecidas como “terreiros”. O samba de terreiro é considerado toda a produção dos compositores da velha guarda das escolas, com exceção dos “samba-de-concurso”, feito especificamente para os desfiles.
 
Unindo arte, artesanato e antiguidades, a Feira Centro com Arte é uma promoção da Secretaria de Turismo (Setur), sendo realizada na Praça Mauá às sextas, das 10 às 17h, e sábados, das 11 às 17h. Aos domingos, a feira é realizada na Estação do Valongo, das 11 às 17h. As duas atividades extras fazem parte da programação da Primavera Criativa.