O Diário Oficial publicou na quinta-feira (6) tomada de preços para contratar empresa que revitalizará a Fonte Nove de Julho, no Gonzaga. A abertura dos envelopes de documentação será no dia 21.
É a primeira fonte a passar por obras do projeto Circuito das Fontes. Com prazo de execução de três meses, os serviços têm custo estimado de R$ 653.591,23. A Prefeitura tem projetos para revitalização de todas as fontes da orla e visa agora a captação de recursos para realizar todas as intervenções. O projeto mais adiantado depois da obra da Nove de Julho é o da Fonte do Sapo.
A proposta do Circuito das Fontes é fazer com que o jardim deixe de ser apenas contemplativo e passe a propiciar uma interação com as pessoas. Para tanto, os serviços incluem a modernização das instalações hidráulicas e elétricas.
A escolha da fonte localizada na Praça das Bandeiras como primeira obra se deu porque a verba é sobra de convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Balneárias (Dade), do governo do Estado. E por isso os recursos só poderiam ser utilizados na área próxima ao Eixo Turístico do Gonzaga.
Projeto prevê efeitos e tecnologia agregados
Os sistemas de jatos e iluminação trabalharão de forma integrada e automatizada, propiciando a reprodução de pelo menos 12 espetáculos criados e programados previamente, com coreografias embaladas por músicas. As animações garantirão apresentações sequencias e dinâmicas com a fusão de água e luz.
A Fonte contará com três tipos de bicos que produzirão jatos diferenciados, podendo trabalhar simultaneamente ou em ritmo diferente, de forma independente ou correlacionada. Ou, ainda com efeitos estáticos compondo com os elementos arquitetônicos ou animados, criando uma gama variada de expressões artísticas.
Serão instalados ainda dois tipos de projetores luminosos. Um vai possibilitar a reprodução de diversas tonalidade de cores (RGB) e outro monocromático, preservará a beleza cristalina das águas. Desta forma fica resguardada a arquitetura do tanque, criando a possiblidade do destaque para a cúpula central da fonte, com efeitos luminotécnicos.
Deixe um comentário