Santos

Nova ressaca poderá atingir Santos nesta quinta-feira

14/09/2016 Da Redação
Nova ressaca poderá atingir Santos nesta quinta-feira | Jornal da Orla
Em novo boletim informativo, o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a Defesa Civil da Prefeitura de Santos confirmam a possibilidade de ressaca do mar na Ponta da Praia nesta quinta-feira (15). 
 
Antes estimado para o final da tarde, a ocorrência do fenômeno agora é esperada por volta das 14h30, com a elevação do nível do mar em torno de 1,85 m. Até o momento, a previsão é que a ressaca tenha menor intensidade do que a registrada no dia 21 de agosto. 
 
A recomendação é que os munícipes e turistas evitem trafegar pela região e não deixem veículos estacionados em garagens subterrâneas nas proximidades. 
 
Equipes da Defesa Civil e Guarda Municipal estarão na região para orientar a população. Já operadores de tráfego da CET farão interdição no trânsito e indicarão rotas alternativas se necessário. A ressaca deve se repetir no trecho na sexta (16), às 2h40 e 14h30, e no sábado (17), por volta das 3h da madrugada.
 
Aviso por SMS
A Defesa Civil emitirá alerta via mensagens de texto para os celulares dos moradores cadastrados. Os moradores interessados em receber os avisos podem ligar para o telefone 3208-1000 ou enviar e-mail para [email protected] – de segunda a sexta (horário comercial) – informando o endereço e o número do celular.
 
Alagamentos podem atingir a Zona Noroeste
Não está descartada a ocorrência de alagamentos em vias da Zona Noroeste por causa da elevação da maré, principalmente em parte dos bairros Santa Maria, Bom Retiro, Rádio Clube e Caneleira. Os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) poderão ser acionados em caso de emergência.
 
Cubatão também poderá ter problemas com a maré alta
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cubatão (Comdec) informa que, devido à conjugação de fatores naturais como ressaca e maré alta extraordinária, poderão ocorrer situações como alagamentos em vias públicas de lugares mais baixos do município, particularmente na Ilha Caraguatá, que em 21/22 de agosto teve uma lâmina d’água de até 30 centímetros em algumas vias no pico da maré (1.3 metro às 4h49 de 22 de agosto), refluindo normalmente com a baixamar.
 
Nesta quarta-feira (14), a Comdec registrou pela manhã o pico de maré de 1.4 metro na Ilha Caraguatá, sem ocasionar transtornos, estando previsto nova preamar às 13h54, também com máximo de 1.4 metro, entrando em vazante até chegar a 0,4 metro às 20h50 de hoje. Nesta quinta-feira, dia 15, às 2h30 da madrugada, a maré alta deve chegar a 1.5 metro, iniciando-se então o movimento vazante.
 
A Defesa Civil está atenta e monitorando quaisquer ocorrências, que podem ser comunicadas pelo telefone 199.