Santos

Centro de Orientação ao Viajante atende em novo endereço a partir de quinta-feira

31/08/2016 Da Redação
A partir desta quinta-feira (1º), o Centro de Orientação ao Viajante (COV) passa a atender na Policlínica da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728 – Aparecida), de segunda a sexta-feira, mantendo o horário das 12h às 16h.
 
O COV emite gratuitamente o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) para as pessoas que viajarão para áreas endêmicas (regiões geográficas que registram a presença dos agentes causadores de doenças). Vale lembrar que, para não ser barrado no aeroporto, o turista deve se imunizar a tempo de o organismo gerar anticorpos, cerca de 10 a 15 dias antes da viagem.
 
Não é necessário agendamento prévio. Quem desejar maior agilidade durante o atendimento, pode realizar um pré-cadastro no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária: www.anvisa.gov.br/viajante (clicar no link Cadastrar Novo).
 
O CIVP é emitido imediatamente, desde que comprovada a aplicação das vacinas, via carteira nacional de vacinação. Se o interessado necessitar de alguma vacina para poder seguir viagem (a da febre amarela é a mais comum), a dose é aplicada na policlínica antes da emissão do certificado.
 
Em 11 de julho de 2016, o prazo de proteção fornecida pela vacinação contra a infecção por febre amarela, e validade do Certificado de Vacinação Internacional (CIVP)  previsto no Regulamento Sanitário Internacional (RSI), foi estendido para toda a vida da pessoa vacinada não sendo necessário alterar ou modificar o certificado já emitido.
 
Requisitos para a emissão da Certificação Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)
 
1. Trazer documento original com foto: RG, habilitação ou passaporte. Se for menor, trazer o RG ou passaporte (o sistema não aceita certidão de nascimento).
 
2. Apresentar o carteira nacional de vacinação com dose de febre amarela dentro do prazo de validade (10 anos). Deve constar a data de administração, fabricante e lote da vacina, assinatura do profissional que realizou a aplicação e identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação. Se for necessária uma nova dose, a vacina pode ser o aplicada na Policlínica da Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728 – Aparecida) ou na Policlínica Vila Mathias (R. Xavier Pinheiro, 284 – Vila Mathias).
 
3. É imprescindível a presença do interessado uma vez que a emissão está condicionada à assinatura do viajante, conforme previsto na RDC nº 21 de 31/03/2008, inciso III do Art. 1º do Anexo II.
 
4. Não é necessária a presença da criança ou adolescente menor de 18 (dezoito) anos quando os pais ou responsáveis deste solicitarem a emissão do seu CIVP nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante.
 
Serviço:
Centro de Orientação ao Viajante (COV)
Av. Pedro Lessa,1728.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 16h
Informações pelo telefone 3219-2510, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h