Baixada Santista

Auditores realizam ato público nas escadarias da Alfândega na quinta-feira

20/07/2016 Da Redação
Auditores realizam ato público nas escadarias da Alfândega na quinta-feira | Jornal da Orla
Nesta quinta-feira (21), os Auditores-Fiscais voltam a paralisar as atividades em portos, aeroportos, fronteiras e delegacias da Receita Federal em todo o país. Em Santos, haverá Operação Padrão no porto neste dia, ou seja, fiscalização mais rigorosa na liberação de cargas e bagagens e, na Delegacia, não haverá análise de processos e ações externas.
 
A exceção, no porto, serão somente medicamentos, equipamentos hospitalares, animais vivos e perecíveis. Na Delegacia, somente o atendimento ao contribuinte será mantido. 
 
A categoria se manifesta frente ao não-cumprimento do acordo salarial fechado em março deste ano. Segundo os auditores, o Projeto de Lei (PL) que resultou do acordo deveria ter sido encaminhado ao Congresso Nacional em tempo hábil de ser efetivado a partir de agosto, como alinhavado com o governo, porém, com o Congresso Nacional em recesso este prazo foi perdido. Por isso, a categoria luta agora para que o acordo seja cumprido por meio de Medida Provisória (MP), que passa a ter força de lei no momento em que é editada. 
 
Em Santos, há cerca de 180 auditores, 120 na Alfândega e 60 na Delegacia da Receita Federal. A estimativa do sindicato local é que 70% da categoria aderiu às paralisações na cidade. 
 
Ato público
Nesta quinta-feira, às 14h, cerca de 100 Auditores-Fiscais, de Santos e de várias cidades do estado de São Paulo, realizarão ato público nas escadarias da Alfândega em protesto ao não cumprimento do acordo pelo governo. Em seguida, participarão de Assembleia Local também na Alfândega. Na ocasião, fotos e filmagens poderão ser feitas assim como entrevistas com os dirigentes do sindicato.