Bom Remédio

Uso racional dos antibióticos

14/05/2016
Uso racional dos antibióticos | Jornal da Orla
Os antibióticos foram e são fundamentais para o desenvolvimento da espécie humana. Seu uso trouxe redução significativa no número de mortes da população em geral, principalmente para aqueles acometidos por acidentes, doenças crônicas e os com comprometimento do sistema imunológico. Mas os antibióticos podem deixar de ser o mocinho da estória, para se tornar o vilão.
O uso indiscriminado tem trazido um conjunto de bactérias resistentes aos muitos antimicrobianos existentes, gerando-se infecções intratáveis. Recentemente, a FDA américa (órgão semelhante à Anvisa brasileira) emitiu um alerta para o uso excessivo de um tipo de antibiótico, as fluoroquinolonas (ciprofloxacino, norfloxacino e semelhantes) em patologias que, apesar de serem indicadas, não mantém uma boa relação de risco e benefício.
A FDA contraindica o uso da fluoroquinolonas em sinusite, bronquite e cistite não complicadas. O risco do uso inadequado é o de tornar essas infecções de difícil controle, tanto em ambiente hospitalar quanto comunitário. Um estudo espanhol demonstrou que metade dos pacientes que apresentavam infecção por bactérias multirresistente, já haviam sido expostas previamente às quinolonas. Desde o ano de 1998, ficou evidente que o mecanismo de resistência às quinolonas é muito mais simples do que se pensava antes e, portanto, mais fácil de ocorrer.
As fluoroquinolonas compõem uma classe de fármaco muito usada no controle de infecções de aves. E é comum detectar-se resíduos desses antibióticos em frangos. Além do resíduo da substância, também é encontrou-se bactérias resistentes às quinolonas. Bactérias normalmente presentes em frango de corte e capazes de produzir doenças infecciosas em humanos.
As quinolonas, geralmente, não são recomendadas para crianças, adolescentes, grávidas e lactantes pelos efeitos adversos que provocam sobre as articulações, principalmente quando associados a outros medicamentos, podendo causar rompimento de tendão. Em crianças, pode afetar a cartilagem de crescimento.
Uma nova linha de pesquisa tem surgido e relacionado a microbiota intestinal com a condição de saúde como um todo. A microbiota intestinal é um conjunto de micro-organismos vivos existentes no intestino. Vários estudos têm demonstrado que seu descontrole é importante causa para problemas que vão da obesidade aos distúrbios cardiovasculares, incluindo-se depressão e ansiedade. E o uso constante de antibióticos, incluindo-se as fluoroquinolonas é causa importante para o desequilíbrio desses micro-organismos.
Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da Unisantos. O contato pode ser pelo e-mail [email protected] ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.