Em pouco mais de um mês de votação do Orçamento Participativo, 3.452 munícipes já indicaram as prioridades de investimentos em seus bairros para o próximo ano. A escolha, que teve início em 13 de abril e segue até 17 de junho, ocorre de forma inédita no País por meio do aplicativo Colab.re, e definirá a aplicação de R$ 10 milhões. Os recursos serão divididos igualmente entre as cinco macrorregiões da Cidade.
Do total de participantes, quase 60% são de estudantes da rede municipal de ensino (5º ao 9º ano), os quais foram envolvidos nas atividades do projeto. Também está crescendo a adesão dos demais munícipes com ações em unidades de saúde e outros espaços.
Bairros
Na divisão por bairro, a maioria é de moradores do Rádio Clube (377), Aparecida (268), Morro do José Menino (248), Centro (245) e Ponta da Praia (214). Entre as regiões, as primeiras são a Orla/Intermediária (1.060), Zona Noroeste (923) e Morros (655), seguidas pela Região Central (550) e Área Continental (264).
Ao se cadastrar no aplicativo, o munícipe indica o bairro em que mora e é direcionado pelo sistema para a sua região correspondente. Cada região tem ações em cinco áreas: Educação, Saúde, Assistência Social e Cidadania, Cultura e Esportes e Infraestrutura e Serviços Públicos. Não é permitido votar mais do que uma vez. O Orçamento Participativo, retomado em 2013, é promovido pelo quarto ano consecutivo, parceria entre a Ouvidoria Pública Municipal e as secretarias de Finanças, Comunicação e Resultados e Educação.
Como acessar o Colab.re:
Pelo aplicativo de celular sistemas iOS ou Android: lojas virtuais App Apple Store e Google Play Store
Deixe um comentário