A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Santos inicia nesta quinta-feira (28) uma série de vistorias em condomínios comerciais e residências. O objetivo é verificar a validade dos certificados de limpeza de caixas de gordura, serviço que deve ser feito a cada seis meses.
“Temos cerca de 16 mil condomínios cadastrados e, no último mês, detectamos que cerca de 3 mil não renovaram o certificado de limpeza”, explica o engenheiro Paul Simons, chefe da Coordenadoria de Controle Ambiental. “Decidimos, então, fazer uma varredura em todos esses endereços”.
Conforme Simons, responsável pelo local flagrado com o certificado desatualizado será intimado a regularizar a situação em até 15 dias. Após esse prazo, os infratores ficam sujeitos a multa de R$ 673,38.
“Sem a devida limpeza, as caixas de gordura tendem a extravasar, atingindo a rede de drenagem, contaminando os canais e afetando a balneabilidade”, ressalta o coordenador.
A limpeza da caixa de gordura deve ser feita por empresas credenciadas na Semam. Após fazer o descarte correto do resíduo, a firma recebe carimbo da Sabesp na Nota Fiscal do serviço. Com esse documento, o condomínio obtém da secretaria o Certificado de Limpeza, válido por seis meses.
Deixe um comentário