Notícias
Parque Ecológico de Mongaguá recebe exposição fotográfica sobre a Ilha Queimada Grande
01/03/2016
Os moradores e turistas que visitarem o Parque Ecológico de Mongaguá poderão conferir a exposição fotográfica ‘Ilha Queimada Grande. O espetáculo da Evolução’, de terça-feira a domingo, das 8 às 16h, até 31 de março. São 30 imagens de autoria do fotógrafo João Marcos Rosa, que retratam as paisagens, flora e fauna da ilha.
A Ilha, que fica a 35 quilômetros do Litoral Sul, é habitada por aproximadamente 2 mil jararacas, em uma densidade populacional 20 vezes maior que a encontrada no continente. Ameaçada de extinção, a jararaca ilhoa (Bothrops insularis) é considerada a rainha da ilha. O local é foco de diversos estudos com o objetivo de conhecer melhor e preservar a espécie.
Parque – Um dos principais e mais visitados pontos turísticos de Mongaguá, o Parque Ecológico possui uma grande variedade de espécies, dentre elas jabutis, serpentes, jacaré, iguanas, papagaios, araras, marrecos, cisnes, tucanos, cotias, quatis, em diversos recintos, além de 15 aquários com peixes de todo o planeta.
Recentemente, as araras, corujas e gaviões ganharam novos recintos. Também está sendo construída uma área para a maternidade do quati. O parque possui uma fêmea da espécie e, em breve, terá um macho para promover a reprodução da espécie. Outra melhoria é a reforma do viveiro das aves, com a troca de toda a rede que envolve o recinto, que possibilita que os visitantes caminhem dentro do ambiente.
O Parque Ecológico de Mongaguá fica na Avenida Governador Mario Covas Junior, 10410, Balneário Plataforma. O local está aberto ao público de terça a domingo, das 8 às 16h. Os ingressos custam R$ 3. Crianças menores de 7 anos e adultos maiores de 60 anos não pagam.