Notícias

Hospital Ana Costa confirma primeiro caso de Zika Vírus na Baixada Santista

16/02/2016
Hospital Ana Costa confirma primeiro caso de Zika Vírus na Baixada Santista | Jornal da Orla
O Hospital Ana Costa identificou e confirmou o primeiro caso de Zika vírus da região por meio de análise realizada pelo laboratório de Virologia do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Faculdade de Ciências Médicas da USP .
 
A paciente infectada tem 34 anos, é moradora de São Vicente e teve a gravidez de 8 semanas interrompida espontaneamente. A mesma apresentou em janeiro quadro clínico suspeito de infecção por Zika vírus. A realização de testes sorológicos foram negativos para dengue e, então, coletou-se sangue para a identificação do Zika que foi enviada ao Instituto Adolfo Lutz, em paralelo à notificação do caso as autoridades sanitárias. No dia 11 de fevereiro uma amostra criopreservada de soro bem como urina recém coletada foram enviadas ao IMT e ambas foram positivas para a presença do Zika vírus.
 
Além deste, foram identificados, desde dezembro de 2015, mais 9 casos de suspeita de infecção pelo Zika vírus, sendo seis com microcefalia. Todos os casos foram notificados às autoridades sanitárias. Em três casos mais recentes foram enviados espécimes biológicos ao IMT e de todos ao Instituto Adolfo Lutz. Os casos notificados e enviados à Rede Púbica oficial  ainda não possuem resultados, enquanto que aqueles enviados ao IMT foram informados em cerca de 48 horas, sendo um positivo e dois negativos (enfatizando que nos casos negativos tratavam-se de gestações levadas a termo e, portanto, passíveis da não presença de viremia).
 
Todos os pacientes são moradores de cidade da região: Santos, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém e Bertioga. Nenhum deles relata haver viajado.