Notícias

Tosse em fumantes pode ser sinal de doença grave

30/01/2016
Tosse em fumantes pode ser sinal de doença grave | Jornal da Orla
Fumantes estão sendo advertidos a não ignorar sintomas aparentemente comuns, como a tosse, que poderiam estar por trás de doenças graves e incapacitantes, como a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A enfermidade pode fazer com que o portador tenha grande dificuldade para realizar tarefas simples, como subir escadas. Os sintomas típicos incluem falta de ar durante prática de atividades físicas, tosse persistente e infecções respiratórias frequentes.
 
A DPOC é, na verdade, um conceito “guarda-chuva” que abrange uma série de doenças pulmonares crônicas, como bronquite e enfisema. Quem desenvolve o problema passa a ter dificuldades para respirar, sobretudo em decorrência do estreitamento das vias aéreas e da destruição do tecido que compõe os pulmões.
Embora não haja cura, há ações importantes que podem ser colocadas em prática para reduzir os danos provocados pela enfermidade. Parar de fumar, praticar exercícios físicos específicos e tomar medicações que podem reduzir a progressão da doença são algumas das recomendações.