Em Off

Beto Mansur passa por situação constrangedora em voo para Brasília

23/01/2016 Jornal da Orla
Beto Mansur passa por situação constrangedora em voo para Brasília | Jornal da Orla
Aos fatos: Mansur estava num avião da TAM de São Paulo a Brasília, na classe econômica, na primeira fileira – que tem mais espaço para esticar as pernas. Ocorre que, como a porta de emergência está ao lado, naquelas poltronas não podem se sentar mulheres grávidas, crianças, pessoas com deficiência ou com mais de 60 anos. Motivo: em caso de emergência, elas teriam dificuldade em abrir a porta.
 
Protestou
Antes de se iniciar o voo, a comissária de bordo informou a Mansur que ele não poderia viajar naquela poltrona, por ter mais de 60 anos (ele tem 64). O deputado ainda tentou argumentar que está em boas condições físicas, que pratica esportes etc. e tal, mas não teve jeito. Foi obrigado a mudar de lugar e protestou nas redes sociais.
 
A maior das leis
O fato é que Beto Mansur, e certamente outras pessoas, em condições semelhantes, passaram por situações constrangedoras dentro de um avião porque a legislação não leva em conta os avanços da medicina e, principalmente, porque ignora aquela que deveria ser a maior de todas as leis: a do bom senso. Afinal, existem muitos idosos em condições físicas muito melhores do que jovens com algum tipo de problema.

A honestidade de Lula

Pouco afeito à leitura, certamente o ex-presidente Lula desconhece a história de Roma antiga e tampouco a frase “à mulher de Cesar não basta ser honesta; tem de parecer honesta”. Por isso mandou ver a expressão “Se tem uma coisa de que me orgulho é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu”, feita durante a semana a blogueiros simpatizantes.
 
É estranho que um político tenha de ficar batendo no peito e se dizendo honesto o tempo todo. No caso de Lula da Silva, mais ainda, porque do trabalhador pobre, que vivia numa casinha de 40 metros quadrados, hoje existem apenas vagas lembranças.

Pai orgulhoso

Pelo Instituto Lula passaram vários milhões de reais patrocinados por empresas, algumas delas ligadas ao escândalo da Lava Jato, para palestras que pouca gente viu. Alguns de seus principais parceiros chafurdaram na lama da corrupção e estão presos, mas Lula jura que nunca soube de nada. Certo, desatenção não é crime. Seus filhos também conseguem negócios milionários, mas Lula diz que são meninos inteligentes – puxaram ao pai.
 
Beleza, do jeito que a coisa anda, em breve Lula da Silva ainda vai se comparar a Madre Tereza de Calcutá. Quem sabe, talvez possa até a vir ser canonizado em vida!
 
Como dizia uma personagem de um antigo programa de humor da TV: “brasileiro ser tão bonzinho…”

Santos no mapa da boa música
A partir deste ano, Santos passa a contar com um festival que promete entrar no roteiro nacional de música. O Rio-Santos Bossa Fest acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, com uma programação de alta qualidade. “O Rio não tem a Garota de Ipanema? Nós temos o Rio-Santos Bossa Fest”, diz o vereador Douglas Gonçalves (DEM), autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal da Bossa Nova, a ser comemorado todo dia 25 de janeiro. “Eventos como este são fundamentais para colocar Santos no mapa da boa música”, completa.