Santos

Operação Verão terá mais de 900 policiais militares na Cidade

18/12/2015
Operação Verão terá mais de 900 policiais militares na Cidade | Jornal da Orla
Mais de 900 policias militares vão cuidar da segurança no Município durante a Operação Verão 2015/2016, já acionada. Além do efetivo local com 600 homens, a corporação recebeu nesta sexta-feira (18) o reforço de outros 318 que trabalham na Capital e no Interior. O governador Geraldo Alckmin veio à Cidade para o lançamento da iniciativa e destacou a antecipação desta edição.

“Vamos começar a Operação Verão uma semana antes do Natal. Ela vai seguir até depois do Carnaval. É um reforço importante para trazer absoluta segurança para a região”, disse. A ação se estenderá até 15 de fevereiro.

Além do efetivo extra, a Polícia Militar tem o apoio de 25 viaturas posicionadas em locais de grande concentração de pessoas e em rondas permanentes pela orla e em áreas turísticas e comerciais. As viaturas foram equipadas com novos tablets, com tecnologia 3G. De dentro do veículo, o equipamento permite aos PMs acessarem bancos de dados criminais. O reforço operacional inclui, também, mais 32 atendentes no Copom, para agilizar o recebimento de ocorrências policiais.
 
“Com o dólar em alta, a expectativa é de que o turismo interno venha ainda mais força nessa temporada. Por isso, todas as medidas, para oferecer mais segurança à população, são válidas”, ressaltou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
 
Câmeras
O secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Moraes, anunciou que na próxima semana todas as câmeras de monitoramento do litoral paulista estarão ligadas ao Detecta. O sistema integra os bancos de dados e câmeras de diferentes instituições para monitorar áreas específicas, veículos e suspeitos e auxiliar as polícias Civil e Militar.
 
As câmeras do  Sistema Integrado de Monitoramento, da Prefeitura, que tem 519 aparelhos pela Cidade, já estão preparadas para conexão com o Detecta. E a Guarda Municipal estará alinhada nos trabalhos das polícias Civil e Militar, mobilizando 215 homens para patrulhamento na orla em patrulhamento.
 
A GM ainda terá 10 viaturas estacionadas em pontos estratégicos ou em rondas e realização de patrulhas com o suporte de quadriciclos na faixa de areia, patinetes elétricos no calçadão e de bicicletas pela ciclovia. E, no mar, o bote da corporação irá atuar pela primeira vez no auxílio à Capitania dos Portos, coibindo abusos e desrespeito às normas por embarcações, principalmente de jet-skis próximos à faixa de areia e aos banhistas.
 
Polícia Civil
A Polícia Civil também será reforçada com a Operação Verão, com deslocamento de policiais de Registro e Jacupiranga, no Vale do Ribeira, para atuar em Santos e região, durante a temporada. Haverá mais profissionais nos plantões e Santos terá duas Centrais de Políca Judiciária (CPJ) em funcionamento nos 1º e 7º distritos. Em cada uma estarão dois investigadores, dois escrivães e um delegado.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) da Capital também atuará. As delegacias da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Deinter – 6) receberam 28 novas viaturas.