Evidente que todos querem que o filho estude numa boa escola. Para quem tem condições de pagar uma instituição particular, é preciso levar em conta uma série de fatores. Preço não é sinônimo de qualidade e, por outro lado, o barato pode sair caro.
1 – O que se espera da escola
Saiba exatamente quais as características que deseja. Faça uma lista de itens dos quais não abre mão, como proximidade de casa, espaço físico, qualificação dos profissionais, oferta de cursos extracurriculares ou atividades esportivas.
2 – Sintonia
Escolha uma escola cujos valores são similares ao de sua família.
3 – Paciência
Não seja apressado na escolha. Pesquise e visite quantas escolas for necessário, até ter certeza. Você pode ter a sorte de tomar sua decisão logo na primeira escola, mas só faça a matrícula se estiver certo.
4 – Outros pais
Uma boa maneira de conseguir informações sobre a escola é consultando outros pais, de crianças já matriculadas. Eles vão revelar quais as qualidades e as deficiências da escola. Com as informações, você decide.
5 – A opinião da criança
É importante levar o filho para conhecer as instalações e os profissionais da escola. Mais do que ninguém, você saberá o que significa a reação da criança e isso ajudará na sua decisão.
6 – Horário
O que acontece se os pais se atrasarem para buscar o aluno? Informe-se quanto à política da escola.
7 – Parceria na educação
Foi-se o tempo em que o modelo ideal de escola era aquele em que o professor apenas passava informações e o aluno as recebia. No mundo atual, é fundamental que a instituição de ensino fortaleça valores e estimule o desenvolvimento intelectual e físico.
8 – Custo-benefício
Analise o que a escola oferece e quanto isso vai custar. Pode até ser que a mensalidade seja justa para o que a instituição oferece.
9 – Datas comemorativas
Há escolas que simplesmente não ligam para Dia das Mães ou Páscoa. Informe-se sobre o calendário de festividades e certifique-se se há alguma cobrança adicional (presentes, fantasias etc).
10 – Indisciplina
A escola não pode fazer “vistas grossas” a desobediência às regras estabelecidas pela escola. É fundamental que deixe claro como ela procede no caso de seu filho ser indisciplinado (punições, como se comunica com os pais). A escola deve informar, também, como reage em casos de agressão ou bullying.
11 – Avaliação
Saiba como a escola avalia o desempenho escolar e o que ocorre quando o aluno não atinge o nível desejado. Neste item, verifique quanto a existência de aulas de reforço e exames de recuperação, e se há custos adicionais para realizá-los.
Deixe um comentário