Santos

Recursos para entrada da cidade podem entrar no Orçamento da União

13/11/2015
Recursos para entrada da cidade podem entrar no Orçamento da União | Jornal da Orla
Uma nova reunião entre o prefeito Paulo Alexandre Barbosa e o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Helder Barbalho, foi realizada na tarde de quinta (12) em São Paulo (Capital), na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O objetivo principal foi discutir a liberação de recursos federais na ordem de R$ 200 milhões para as obras de acesso ao Porto de Santos e à entrada da Cidade.
 
“Mostramos ao ministro a evolução dos procedimentos da Prefeitura, pois nos próximos dias vamos ter contrato assinado para iniciar as obras, e da urgência que o governo federal possa seguir na direção de encaminhar suas providências”, disse o prefeito. O chefe do Executivo comemorou a notícia da aprovação quinta (12), na Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados, de emenda que inclui as obras de acesso aos portos brasileiros no Plano Plurianual (PPA) do governo federal.
 
A emenda seguirá para a Comissão Mista de Orçamento antes de ser analisada pelo Congresso Nacional. Há cerca de um mês, a CVT já havia aprovado emenda de R$ 200 milhões para as intervenções nos acessos ao Porto de Santos. “Estamos acompanhando e monitorando que estes recursos estejam garantidos. A expectativa da bancada paulista é priorizar esta emenda para que os recursos sejam assegurados no Orçamento da Secretaria de Portos em 2016”, disse o ministro Helder Barbalho. Segundo ele, caso isso se concretize, serão iniciados os projetos e a execução das obras.  
 
Ponta da Praia – A reunião em São Paulo também contou com representantes da ADM, operadora de terminal de grãos na Ponta da Praia, e discutiu medidas mitigadoras dos impactos ambientais gerados, como a má qualidade do ar. “Há um acordo com a empresa para que possamos fazer investimentos em tecnologia de ponta, que não permita mais a emissão de grãos no entorno da operação portuária”, disse Barbalho. A empresa também se comprometeu a investir em equipamentos comunitários nas áreas de esportes e saúde como medida compensatória.