Sem categoria

Um novo distúrbio alimentar

07/11/2015
Um novo distúrbio alimentar | Jornal da Orla
Você provavelmente já ouviu falar de bulimia e anorexia. Mas, e ortorexia? Segundo a nutróloga Liliane Oppermann, trata-se de um novo distúrbio alimentar que designa os viciados em comidas saudáveis. São aquelas pessoas que leem rótulos compulsivamente, consomem apenas produtos de baixa caloria ou voltados para diabéticos, hipertensos e alérgicos a lactose e glúten. 

Mas as restrições que o ortoréxico se impõe diminui significativamente a quantidade de vitaminas necessárias para uma dieta balanceada. “O extremismo leva à deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e cálcio no corpo. Em consequência desse radicalismo, podem surgir doenças como a anemia, aumentar o risco de doenças imunológicas e hipertensão e outras”, afirma Liliane.

Os indivíduos que sofrem com o transtorno ainda podem desenvolver problemas psicológicos como a depressão, irritabilidade e insônia e apresentar sinais de afastamento da sociedade. “Os ortoréxicos raramente consomem comidas preparadas por terceiros, o que afeta diretamente a vida social e torna o convívio com familiares e amigos quase impossível”, alerta a nutróloga.

Para tratar a ortorexia, a nutróloga afirma que é indispensável também o acompanhamento psicológico e, claro, a modificação da dieta através dos esforços nutricionais.