Santos

LicitaSantos amplia em 91chr37 participação de empresas locais

04/11/2015 Da Redação
LicitaSantos amplia em 91chr37 participação de empresas locais | Jornal da Orla
O número de empresas santistas vencedoras de licitações da Prefeitura teve um crescimento de 91% nos últimos seis meses, após o início do programa LicitaSantos. Dos 336 processos promovidos pela Administração para a compra de produtos/itens e aquisição de serviços, 60 tiveram empresas da Cidade com as melhores propostas (17,8% do total), contra as 84 registradas em 2014 (9,3%).
 
No período também houve o crescimento na participação das empresas de outras cidades da Baixada Santista, vencedoras de 26 licitações (7,7% do total). No ano passado, ganharam 39 – o que representava apenas 4,3% do total. Neste caso, o crescimento depois das ações do LicitaSantos foi de quase 80%.
 
Os dados são referentes aos processos realizados pelas quatro Comissões de Licitações vinculadas à Secretaria de Gestão (Comlic I, II, III e IV) e uma ligada à Secretaria de Saúde (Comlic SMS). Todas as licitações homologadas correspondem a mais de R$ 26,5 milhões.
 
“Juntas, as empresas de Santos e das outras cidades da região representavam 13,6% das ganhadoras de licitações antes do LicitaSantos. Em apenas seis meses, este índice saltou para 25,5%, ampliando em quase 90% a participação local nos contratos da Prefeitura, o que beneficia as próprias empresas, o Município e a economia regional”, destaca o secretário de Gestão, Fábio Ferraz.          
 
A opinião é compartilhada por representantes das entidades comerciais. “O programa incentiva a economia local e contribui para que as micros, pequenas, médias e grandes empresas e os microempreendedores individuais conheçam e aproveitem as oportunidades de negócios com o poder público. O resultado é o fortalecimento do varejo e a geração de impostos e receitas nos municípios da região”, ressalta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Alberto Weberman, que congrega 14 mil associados. 
 
“Os números comprovam o acerto da iniciativa da Prefeitura. A Associação Comercial de Santos também cumpriu seu papel de fomentar negócios e, principalmente, de incentivar as empresas locais. Essa participação significa forte estímulo à economia da Cidade, gerando desenvolvimento e crescimento”, complementa o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Santini.
 
O LicitaSantos foi lançado em 29 de abril deste ano com o objetivo de ampliar a participação das empresas locais nos processos licitatórios da Prefeitura. É coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão (Seges), com cooperação da Associação Comercial de Santos (ACS), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos e Santos Praia e do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, que ajudam na divulgação do programa junto aos seus associados.
 
Portal – A iniciativa conta com portal específico (www.santos.gov.br/licitasantos), que permite ao empresariado se cadastrar para o recebimento por e-mail dos avisos de licitações. Estão inscritas 673 empresas, que realizaram mais de 1,7 mil cadastros (em mais de uma área de interesse). No endereço também é possível acessar cartilha didática sobre o programa, as modalidades de licitações e outras informações úteis.