A reforma e adequação do imóvel que vai abrigar o Hospital de Clínicas e Maternidade (antigo Estivadores) alcançou 75% do total previsto. O prédio de 11,6 mil m² na Avenida Conselheiro Nébias, 401, que contará com 223 leitos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), tem várias frentes de trabalho para ser inaugurado em 2016.
No momento, 262 profissionais se revezam em serviços como colocação de pisos, revestimentos, infraestruturas de gases medicinais, ar condicionado, hidráulica, elétrica e de tecnologia da informação.
Na tarde desta terça (3), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa visitou o local e verificou o andamento dos trabalhos nos quatro blocos (A, B, C e D). “Esta é uma grande obra de engenharia, não é só uma reforma. Foram construídas novas estruturas para que tenhamos aqui o maior complexo de saúde da Baixada Santista”, disse o chefe do Executivo santista, explicando que as primeiras áreas que entrarão em funcionamento serão o centro cirúrgico e a maternidade. “A obra segue em ritmo acelerado e estamos trabalhando muito para entregar este hospital no ano que vem”.
De acordo com o engenheiro responsável, da Lemam Construções, Edgard Barreiros, o número de profissionais é o maior registrado desde o início da obra. “O bloco B, formado por 10 andares, é o mais adiantado e as intervenções representam 89% do estimado. Os demais blocos estão em torno de 70%”.
Ao todo, o futuro Hospital de Clínicas e Maternidade contará com 150 leitos para internação de adultos, 36 de maternidade e obstetrícia, 20 para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neo-Natal e 17 para UTI adulto, além de centros cirúrgicos e áreas operacionais e administrativas.