
Além de ajudar a emagrecer, a corrida é um exercício que pode ser um grande aliado na prevenção de problemas cardiopáticos. O esporte vem sendo cada vez mais praticado, seja em esteiras ou ao ar livre.
Para quem deseja começar a cuidar da saúde através dessa prática, trouxemos algumas dicas que tornarão sua atividade mais produtiva e agradável:
1 – Consulte um médico
A maioria das pessoas não se preocupa em visitar um médico antes de iniciar uma atividade física, mas é muito importante que você verifique se os exames estão todos em dia. Não abuse do esporte se você não foi a um ortopedista para saber se está tudo bem com suas articulações e estruturas ou a um cardiologista, já que a corrida acelera bastante o coração.
2 – Roupa
Roupas leves e confortáveis irão proporcionar maior flexibilidade e, com isso, não trarão incômodo. Quanto aos tênis, eles devem capazes de suavizar o impacto da pisada, evitando danos nos pés e joelhos. Os modelos ideais possuem amortecedores e palmilhas grossas, que irão sustentar adequadamente o peso e amaciar a tensão entre o pé e o chão.
3 – Tempo
No começo é sempre difícil – um minuto de corrida já parece ser o suficiente para causar exaustão. Um bom desempenho surge com o tempo e deve ser conquistado aos poucos. Comece correndo cerca de 3 minutos e alterne com caminhadas rápidas. Aos poucos, vá trocando e deixe as corridas maiores que as caminhadas.
4 – Alimentação
É extremamente importante que o corpo fique hidratado. Durante a atividade física, eliminamos bastante suor e é preciso repor com água ou bebida isotônica. Não faça exercícios em jejum e alimente-se com carboidratos antes do treino para obter maior energia. Nada de exageros!
5 – Local
Isso varia muito com o clima e a preferência da pessoa. Muitas pessoas preferem correr ao ar livre para observar a paisagem e sentir o vento no rosto. Outras preferem a esteira pela comodidade e privacidade. Se preferir fazer a atividade ao ar livre, procure lugares retos e longe de veículos ou poluição, para que isso não prejudique sua respiração.
Deixe um comentário