Para os que a conheceram e conviveram, segundo o livro de Júlio Maria “Nada Será Como Antes” (Ed. Master Books) sabem de sua personalidade controversa.
A conhecemos em dois momentos quando esteve em nossa cidade, Santos, e tivemos uma ótima impressão. Mas éramos meros fãs que queriam estar perto de um mito, assistir o show e receber um autógrafo.
No início dos cursos de Astrologia realizados no Sesc-Santos por um período de 19 anos, um dos mapas astrológicos utilizados para interpretação em sala de aula era o de Elis Regina e até então o horário que tínhamos da diva era o que a mesma citava no programa Ensaio da TV Cultura, 14h10. E com o tempo descobrimos que em sua certidão de nascimento constava o horário das 3h10. Esse sempre foi o grande problema em nossos estudos quando se trata de saber o horário de nascimento de personalidades. Até mesmo pessoas que não são famosas contam casos de que seu horário de nascimento não é o mesmo que se encontra na certidão.
Em tempos passados quando se atrasava para ir ao Cartório fazer o registro de nascimento pagava-se uma multa, então existem certidões em que até mesmo o dia não está correto.
No primeiro horário citado acima o Ascendente de Elis é Câncer, com Saturno dominando e no segundo é Aquário, com Plutão dominando.
São dois ascendentes que traçam uma personalidade completamente diferente.
Em Astrologia o horário de nascimento é de suma importância para que possamos traçar os setores da vida em que os planetas irão agir e assim começar a interpretação do mapa. Esse é um caso para discutirmos com o tempo.
Elis nasceu sob o signo de Peixes e em ambos os horários, o Sol faz relação tensa com os dois regentes desse signo, Júpiter e Netuno, o que potencializa sua característica de sensibilidade extremada e sujeita a exageros e excessos de todo o tipo. Dentro desses excessos podemos também destacar o seu talento excessivo em cantar bem.
Ficamos perplexos ao saber que a gravação do disco Falso Brilhante aconteceu em 2 dias e que Elis realizava uma só gravação e ficava definitivo.
Para quem leu o livro ou acompanhou sua trajetória amorosa sabe de sua tendência ciumenta e possessiva, que encontramos na posição da Lua e de Vênus no signo de Touro e ambos com aspectos tensos a Plutão. E a presença de Touro nesses astros é o indicador de sua tendência vocacional. Touro, canto, garganta, voz.
A posição de Mercúrio no signo de Áries denota uma mente rápida, astuta e também ríspida.
Não estamos aqui para realizar uma interpretação intensa do mapa de quem foi e será uma das grandes vozes de nossos tempos, mas não poderíamos ficar sem o nosso registro e comemorar o seus 70 anos.
Com amor e saudades.
(Elis Regina 17/03/1945 – Porto Alegre-RS)
Orbitando
Algodão – A Escola Santista de Astrologia promove a excursão para o Fenômeno do Algodão no dia 29/10 às 22h. Infs.: (13) 3284-9714.
Estrelando – O colunista George Jorge, apresentador do Programa Estrelando/Jornal da Orla na TV, entrevista a médica psicanalista e astróloga Fátima Duque que fala sobre “Astrologia e Florais de Bach”. O programa vai ao ar pela Santa Cecília TV, TVCOM, pelo site do Jornal da Orla e através do Facebook PGM ESTRELANDO.
Fronteiras – Jadir Albino entrevista o escritor espírita Adeilson Salles que fala sobre “Quando a vida diz não” no Programa Fronteiras da Ciência, na Santa Cecília TV, domingo, às 19h, ao vivo, com reapresentação no sábado, às 21h.
Arte de Viver – “Violência doméstica e exploração sexual de crianças e adolescentes – Parte 02” com a psicóloga Dalka Chaves é o tema do Programa Arte de Viver, apresentado por Mônica de Lima Azevedo, domingo às 20h e reapresentação sábado às 20h30.