Um projeto pioneiro voltado aos idosos do Município vai aliar entretenimento, aprendizado e cultura, além de despertar o espírito de proatividade. Trata-se da ‘Rádio 60.0’, que funcionará em estúdio instalado na Ilha de Conveniência, no Boqueirão. As obras de adaptação do espaço foram iniciadas na quinta (8).
A iniciativa é uma realização das secretarias de Defesa Cidadania (Secid), Comunicação e Resultados (Secor) e Fundo Social de Solidariedade (FSS), em parceria com as Fundações Victório Lanza e Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho.
Toda a produção da emissora, desde a transmissão das informações à locução dos programas será feita por idosos. A programação da rádio web (noticiário, musicais, programas humorísticos e educativos) será totalmente votada à terceira idade.
A Fundação Victório Lanza está reformando e vai equipar a sala no espaço. A rádio funcionará 24 horas com transmissão via internet. No endereço eletrônico, os ouvintes poderão interagir, comentar notícias e pedir músicas. Também será possível acessar a rádio por meio de aplicativo de celular, tablet e outros dispositivos móveis.
Capacitação
Grupos de idosos atendidos em entidades da Cidade serão capacitados no local, aprendendo a operar os equipamentos e a elaborar notícias. “Temos uma população idosa expressiva e é fundamental que tenhamos cada vez mais atividades para esta parcela. A ideia é divulgar as boas ações e promover a integração dos idosos de Santos”, diz o secretário de Defesa da Cidadania, Carlos Alberto Ferreira Mota.
Conforme o secretário de Comunicação e Resultados, Rivaldo Santos, os participantes do projeto serão capacitados por idosos da área de comunicação. Os inscritos receberão certificados de participação. “A previsão é de que a emissora comece a operar até o final do ano”.
Entidades participantes:
Casa do Sol
Instituto Energia
SOS Idosos
Sociedade São Vicente de Paulo
Lar Evangélico