A Gibiteca de Santos dedica os finais de semana de outubro para homenagear os 50 anos do fanzine Ficção, de Edson Rontani. A programação gratuita tem início no dia 9, às 17h, com a abertura da exposição de zines.
Durante os dias de evento, o equipamento da Secretaria de Cultura (Secult) estará aberto para produtores que quiserem expor ou trocar suas publicações. Também aceitará doações de zines.
Fanzines são revistas autorais com as mais diversas linguagens, temas e formatos. O evento tem coordenação de Gazy Andraus e do fanzineiro Fabiano Geraldo.
Confira a programação:
Sexta (9)
17h – Abertura da exposição de fanzines
Sexta (16)
16h – Oficina O fanzine e sua transposição midiática meditativa – teoria e prática, com Adriane Almeida e Nívia Silva. Meditação com as Tigelas de Cristal de Quartzo e Fanzines
18h30 – Palestra de abertura do Dia Nacional dos Fanzines, com Gazy Andraus
Sábado (17)
14h – Oficina de experimentação de zines e lançamento de fanzines autorais, com Wendell Sacramento e Ian Rocha
16h30 – Bate-papo 50 anos do lançamento do primeiro fanzine brasileiro, Ficção, em 12/10/1965, com Edson Rontani Jr. e mediação de Gazy Andraus
Domingo (18)
14h – Oficina D.I.Y. = Do It yourself – Como fazer o seu próprio zine, com Fabiano Geraldo e Leo Darumaman
17h15 – Lançamento dos livros O Universo Paralelo dos Zines (Sno), da Editora Timozine (Basaglia), com autoria de Márcio Sno e Ana Basaglia, e Fanzine como Obra de Arte, de William Busa, da Marca de Fantasia.
Sábado (24)
15h – Bate-papo Utilização dos Fanzines na Educação Universitária, com Clézio Santos e mediação de Gazy Andraus
17h – Bate-papo com Flávio Calazans (Fanzine Barata) e Valdir Alvarenga e Luiz Antonio Canuto (revista independente de literatura Mirante), ícones independentes da Baixada santista.
Domingo (25)
10h – Oficina Abordagens de técnicas do fanzinato para a educação social e integrativa (teoria e prática), com Roger BeatJesus e Ricardo Miranda.
SERVIÇO
Posto 5, orla do Boqueirão