O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está batendo às portas e com ele a ansiedade, frequentemente a maior culpada da desorganização e dos deslizes no processo de aprendizagem. Nesse último mês, porém, nada deve abalar o foco dos candidatos: é hora de consolidar todo o aprendizado adquirido por meio da otimização da rotina de estudos.
Mas como proceder? O aluno deve apelar para o yoga antes de realizar um simulado? Tomar um suco de maracujá para aliviar os nervos ao se deparar com uma questão complexa de estequiometria? Ou simplesmente jogar tudo para o alto e passar o resto do mês “de férias” dos simulados e estudos?
O Professor Paulo Moraes, autor do material do Sistema Anglo de Ensino e Diretor de Ensino do Anglo Vestibulares, destaca dez dicas para quem busca estar pronto nos dias de prova.
1. Seja organizado – Esse é o momento perfeito para você começar a usar aquela agenda jogada no fundo do armário: monte um cronograma de revisão e liste suas prioridades.
2. Nem só de estudos vive um ser humano – O Enem costuma ser um exame exaustivo, portanto é imprescindível que você tenha hábitos saudáveis: durma bem, coma alimentos nutritivos e pratique esportes. Nenhum estudo adiantará se você não aguentar o dia de prova.
3. Conheça o perímetro – Cair de paraquedas não costuma ser uma boa tática, sendo assim, veja pelo menos duas edições anteriores do exame para se familiarizar com o formato e com os assuntos mais abordados.
4. Revise com inteligência – Caso não tenha estudado determinado assunto, não está na hora de começar agora. Os assuntos que você tem amplo conhecimento, vale a pena dar uma olhada rápida. Priorize a revisão de temas que você não domina totalmente.
5. Escreva sobre os assuntos mais frequentes – O Enem aborda alguns assuntos com regularidade. Treine fazer textos com temas de grande incidência, tais como: movimentos sociais, conflitos urbanos, redes sociais e tecnologia, entre outros.
6. Treine a leitura das questões – Grande parte dos erros acontecem por falta de atenção ao ler as longas questões que já viraram marca do exame. Procure se acostumar com os enunciados e treinar sua leitura minuciosa. Com o tempo, você evitará os deslizes mais comuns.
7. Leia artigos de opinião – Alcançar uma boa nota na redação não é fácil, pois dentre outras coisas exige uma boa argumentação. Observe artigos de opinião para perceber as várias visões que um mesmo assunto pode ter.
8. Relembre os acontecimentos – Os temas mais veiculados no primeiro semestre pela imprensa costumam aparecer em questões e na própria redação do Enem. Não deixe de estudá-los.
9. Deixe os resumos de lado – Escrever longos resumos consumirá tempo e não ajudará em nada. Substitua-os por simulados que, além de colocar em prática todo seu aprendizado, podem ser usados para treinar o seu tempo de resposta e seu tempo de redação. Ou seja, no fim você estará ganhando tempo!
10. Pense positivo – Não adianta ficar pensando na matéria que deixou de estudar. Acredite no seu potencial, lembre-se de tudo aquilo que você conseguiu estudar durante um ano. “Eu dei o melhor de mim!” deve ser seu novo mantra.
Deixe um comentário