Geral

Prefeitura de Guarujá reinaugura Biblioteca Martins Fontes na terça-feira

10/09/2015Da Redação
Prefeitura de Guarujá reinaugura Biblioteca Martins Fontes na terça-feira | Jornal da Orla
Um acervo de mais de 100 mil livros aguarda por novos leitores na Biblioteca Municipal Martins Fontes (Rua Quintino Bocaiúva, 183, Centro, ao lado da Câmara Municipal), em Guarujá. Uma solenidade nesta terça-feira (15), às 10h, vai marcar a reabertura do equipamento, que volta a funcionar ao público na quarta-feira (16).
 
Com o objetivo de fomentar o estímulo à leitura, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Diretoria de Programas Estratégicos Educacionais, transformou a Biblioteca em um local bem mais colorido e agradável. Utilizando as cores primárias, toda a decoração conta com material descartável, seja através de caixotes, revistas, entre outros.
 
O espaço passou por uma grande reforma, o que incluiu pintura e troca das partes elétrica e hidráulica. E, após essa remodelação, conta com banheiros adaptados, sala administrativa, cozinha, além de mobiliário adequado. Muitos deles revestidos com revista, através de um trabalho de reciclagem. A ideia também é de promover, no espaço, alguns cursos como o de oficina de música.
 
Os livros em braile são outra novidade na Martins Fontes. São mais de mil títulos, ou seja, uma raridade, dentre as demais bibliotecais municipais. Além disso, obras antigas também completam o acervo, como por exemplo, o livro “Charles Chaplin – História da Minha Vida”, que entrou na biblioteca em 1986, tendo sido escrito em 1965.
 
Um mini museu de antiguidades reunindo as mais diversas relíquias também faz parte do novo espaço: telefone, vitrola, quadros do Guarujá antigo, máquina de escrever, e até um capacete da época da revolução de 1889.
 
E as novidades não param por aí. Além de brinquedoteca, videoteca e sala de tombo, dentro da Biblioteca Martins Fontes também vai funcionar uma Gibiteca, contemplando os amantes das histórias em quadrinhos. Esta será a segunda Gibiteca Municipal com um espaço que já dispõe de mais de dois mil gibis, além dos que se encontram para reposição. Também foi preparada uma Horta Fitoterápica, com mudas de mais de 60 espécies como capim-limão, arruda, manjericão e mirra, que em breve poderá ser retirada pela população.
 
De acordo com a secretária municipal de Educação, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a biblioteca vem reforçar o trabalho já desenvolvido de incentivo à leitura. “Além do atendimento feito em todas as comunidades criamos cantinhos de leitura, entregamos kits literários por faixa-etária nas escolas e agora reinauguramos mais este espaço.”
 
Segundo o coordenador de Bibliotecas Públicas de Guarujá, professor Pedro Menezes, a unidade Martins Fontes é mais um equipamento importante dentro do processo de descentralização das bibliotecas municipais.
 
“Primeiro, atendemos as escolas contemplando os bairros mais carentes de leitura. Já aqui, na área central da Cidade, o cenário é outro, já que boa parte da população é formada por leitores. Como Guarujá ainda não dispõe de uma livraria, certamente a Biblioteca Municipal Martins vem preencher também essa necessidade”, explica.

O professor acrescenta ainda que, além dos livros, o espaço terá à disposição todos os jornais da Cidade e Região, demonstrando assim uma “iniciativa diferenciada dentro da rede municipal de ensino”. A Biblioteca vai funcionar de segunda a sexta, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 17h.