Diante das mortes dos refugiados estrangeiros em busca de uma vida melhor, a Unimonte promove o 2º Seminário de Refúgio e Migração ‘O Direito de Migrar’, nesta segunda-feira (14), às 19h30, no auditório Ozires Silva (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias).
Aberto ao público, o evento contará com a presença de especialistas que participam da construção da política nacional de migração em trâmite no Congresso Nacional. Estarão presentes Raísa Cetra, assessora do Programa de Política Externa da Conectas Direitos Humanos; e Daniel Chiaretti, defensor público federal em São Paulo e presidente do Grupo de Trabalho Nacional de Migrações e Refúgio da DPU (Defensoria Pública da União).
Os convidados serão Eliza Odila Conceição Silva Donda, advogada da Missão Paz, e Daniel de Souza Assis, Prof. Me. De Direito Internacional na Unimonte. A abertura e a mediação ficarão a cargo de Rodrigo Cardoso Silva, Prof. Me. Direito Internacional e coordenador de cursos na Unimonte.
“Com a aprovação da nova política nacional de migração, o Brasil terá uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que a legislação pode ser mais humana”, destaca Rodrigo Cardoso Silva, para quem a questão dos imigrantes sofre na Europa desde a década passada com a política de imigração zero e Convenções Internacionais das Nações Unidas sendo desrespeitadas, como no caso dos refugiados.
O seminário abordará ainda o problema da migração seletiva realizada no setor denominado Conector, localizado no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Os fatos relatados são de que as condições mínimas de dignidade das pessoas estrangeiras estão sendo transgredidas durante a espera pelo governo federal sobre a sua regularização de entrada no País.
Deixe um comentário