O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro com mais de 8 milhões de inscritos, segundo o MEC (Ministério da Educação). Nessa reta final os estudantes usam todas as ferramentas possíveis para se preparar para o exame que pode garantir uma vaga no ensino superior. A internet se torna cada vez mais um forte aliado. O candidato pode participar de muitos grupos de estudos gratuitos, pelo qual é possível trocar informações sobre a prova, tirar dúvidas e exercitar-se para a avaliação. Muitos sites disponibilizam simulados online para praticar, além de aplicativos com provas que você pode fazer em qualquer lugar através do um smartphone.
Com tantas ferramentas e informações sobre o ENEM, pode ser difícil nesses dois meses escolher no que exatamente focar, mas estar atualizado sobre os últimos acontecimentos e estar com a interpretação de texto afiada são pontos extremamente importantes. Segundo a professora mestre e coordenadora de LPL do Colégio do Carmo, em Santos, Paula Denari, é difícil falar o que cai em cada matéria. “Em Literatura, por exemplo, cai bastante Modernismo, Drummond, Machado. Não se cobra Gramática, por isso, o estudo linguístico é baseado na análise de texto e o conteúdo é voltado à Semântica”, explica a professora.
A professora ressalta que conhecer seus pontos fracos pode ajudar durante os estudos, pois o estudante pode aproveitar esses dois meses e focar apenas nos assuntos que sente mais dificuldade. “É possível retomar muitos conteúdos e estudar bastante, rever aquilo que considerar o ponto fraco”, aconselha a professora. Os simulados online são ótimos aliados para isso, pois com a correção você consegue identificar exatamente o que precisa estudar mais.
A preparação antes da prova é muito importante para o desempenho do candidato durante as cinco horas de prova. Ter uma noite tranquila, controlar a ansiedade e manter a calma são coisas fundamentais para a saúde física, pois tudo influenciará na concentração e, no dia do exame, pode ser difícil se o estudante não estiver bem. De acordo com o professor Rafael Sanchez, idealizador da Maratona ENEM 2015, é recomendável levar algo prático para comer no dia da prova (barra de cereal, chocolate, etc), que durante a prova possa servir como um energético nos momentos em que o foco começar a diminuir. “Esses meses são os 2 meses finais de uma preparação que começou em fevereiro para alguns candidatos. Chegar na prova com disposição é um ponto fundamental para ter um bom desempenho.” completa o professor.
Na hora da prova
O professor Rafal Sanchez, apresenta uma dica valiosa com uma técnica chamada “Pega Varetas” que auxilia tanto em relação a concentração como também no resultado final da prova. Segundo ele, é uma analogia entre o jogo pega-varetas e as questões da prova. “Como a elaboração da prova é um processo estatístico, todo exame precisa ter questões consideradas fáceis, médias e difíceis, como também no jogo existem varetas que são mais fáceis de se pegar e outras mais complicadas”, explica. ” A técnica consiste em passar por toda a prova “pegando/resolvendo” as questões simples de todas as matérias. Após isso, começa-se a resolver as questões médias, deixando por último as questões difíceis, que tomam mais tempo e tem uma probabilidade de acerto menor”, completa o professor.
Ao aplicar a técnica o candidato tem vários benefícios:
1. Se precisar “chutar” alguma questão no final da prova, fará isso com uma questão difícil, onde sua probabilidade de acerto era menor;
2. Pular pelas diferentes matérias ajuda a manter a concentração;
3. Esse método está alinhado com a maneira com que o ENEM corrige as provas dos candidatos.
Deixe um comentário