Notícias

Os benefícios da caminhada

29/08/2015 Da Redação
Os benefícios da caminhada | Jornal da Orla
“Caminhar é a opção mais certeira para todos aqueles que procuram uma vida saudável e plena”, garante o patologista neuromuscular, Beny Schmidt, lembrando que o ser humano é, por natureza, um andarilho.  

Para Schmidt, que é professor da Unifesp, caminhar é mais saudável que correr, pois gera menor atrito nas articulações e, consequentemente, reduz as lesões musculares. “As indicações da caminhada vão desde a prevenção de derrames e infartos, até o combate à depressão, à osteoporose e à diabetes”, explica.

Na esteira ou ao ar livre – Segundo ele, caminhar na esteira é um exercício físico com maior gasto de calorias porque nós temos a tendência de variar a intensidade dos passos quando caminhamos na rua. “No entanto, mesmo com menor queima calórica, caminhar ao ar livre é extremamente prazeroso, principalmente se for à beira do mar ou em um parque”, comenta Schmidt.

O tempo ideal de caminhada varia de indivíduo para indivíduo e também de acordo com a faixa etária. “De maneira geral, podemos dizer que uma pessoa que caminha uma hora e meia por dia já atinge um ótimo índice de atividade física diária”, conclui.