Santos

Curta de estudantes cubatenses ultrapassa um milhão de visualizações na internet

28/07/2015 Da Redação
Curta de estudantes cubatenses ultrapassa um milhão de visualizações na internet | Jornal da Orla
Levar o cinema para dentro das salas de aula, tornando-o uma rica ferramenta de aprendizado e mostrando que o audiovisual tem poder de comunicação com o jovem, o transformando em protagonistas de suas ações. É com esse objetivo que a equipe do Querô na Escola, projeto desenvolvido pelo Instituto Querô desde 2010, ensina cinema aos alunos dos oitavos anos das escolas públicas de Santos e Cubatão.
 
Prova de que o projeto tem dado certo está na marca histórica que os alunos alcançaram: mais de um milhão de visualizações no Youtube. O vídeo que despertou a atenção dos internautas aborda com bom humor a espera de uma garota pelo seu primeiro beijo, vivida pela aluna Lívia Reis, com 13 anos na época. “Eu representei a sensação de várias meninas, inclusive a minha, que também estava na ansiedade pelo meu primeiro beijo. Adorei aprender mais sobre cinema e até hoje sou conhecida como a menina da laranja”, brinca a estudante, se referindo a uma das cenas do curtinha em que ela treina um beijo na laranja.
 
Produzido por alunos da UME Padre José de Anchieta, no Jardim Costa e Silva, o romance “Primeiro Beijo” foi filmado em 2013, ano de estreia do projeto na cidade, com patrocínio da Anglo American. Na ocasião, o curtinha foi eleito Melhor Filme em meio a outros 17 produzidos em 10 escolas públicas participantes em Cubatão.
 
As minioficinas de audiovisual são ministradas por jovens capacitados nas Oficinas Querô. “Além dos jovens multiplicarem o que aprendem no Querô, visitamos as escolas da região com o objetivo de produzir filmes que abordem questões sociais e do universo juvenil, para que possam ser usados pelos alunos e pela escola em sala de aula”, comenta a produtora Antoniela Couto Lorenço.
 
Além das visualizações, mais de 3 mil pessoas deixaram seus comentários no vídeo, mostrando que o cinema conquista cada vez mais espaço nas plataformas online. Todos os mini-metragens produzidos no Querô na Escola são postados no canal http://youtube.com/queronaescola.
 
O projeto – Em cinco anos de realização, 147 minimetragens foram produzidos no Querô na Escola, beneficiando mais de 1.800 alunos em Santos e 1.600 estudantes de Cubatão. Nas minioficinas, os jovens passam por aulas de sensibilização, roteiro, e filmagem, aprendendo sobre formatos e gêneros, movimentos de câmera e assistem seus filmes em sessão especial no Cine Roxy, com premiação para os três melhores. Esse ano, haverá também Votação Popular, marcada para começar em setembro, no site do Instituto Querô: www.institutoquero.org.