Para comemorar o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, celebrado em 25 de julho, a Prefeitura de Guarujá e os conselhos municipais dos Direitos da Mulher e da Comunidade Negra promovem o “Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra rumo à Marcha das Mulheres 2015”, nesta sexta-feira (24), às 18h30. A iniciativa acontece no Ateliê Artes do Palco (Rua Washington, 201, Centro) e contará com uma roda de capoeira feminina e uma aula básica para fazer turbante.
Pela Prefeitura, a ação é conduzida pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental, por meio de suas assessorias de Políticas para Mulheres e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Para o Governo Municipal e a sociedade civil organizada, representada pelos conselhos municipais, celebrar a data é uma forma de reconhecer a história e valorizar a autoestima da mulher negra.
Tereza de Benguela foi a líder do Quilombo de Quariterê, na Vale Guaporé, no Mato Grosso, no século XVIII. Ela ficou conhecida como Rainha Tereza e o quilombo, que abrigou cerca de 80 negros e 30 índios, resistiu da década de 1730 ao fim do século. A versão principal de sua morte, foi de que teria sido capturada e assassinada por soldados em 1770. Alguns dizem que a causa foi suicídio e outros apontam que teria sido execução ou doença.
O ato contará com o lançamento do Núcleo Impulsor de Guarujá para a Marcha das Mulheres Negras 2015 – contra o racismo e a violência, e pelo Bem Viver, programada para 18 de novembro, em Brasília.
Deixe um comentário