Santos

Conferência Municipal da Juventude é neste sábado

26/06/2015 Da Redação
Conferência Municipal da Juventude é neste sábado | Jornal da Orla
A Conferência Municipal da Juventude, que este ano trabalha o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, irá discutir as políticas públicas voltadas à Juventude no âmbito municipal, estadual e nacional através dos votos dos delegados. Será no dia 27 de junho de 2015, às 18h30min, em Santos, na Unimonte (Rua da Constituição).

O evento faz parte da 3ª Conferência Nacional da Juventude, que convocou as conferências municipais e estaduais. Ao longo dos meses de maio e junho, estão sendo realizadas pré-conferências em que os jovens de 15 a 29 anos podem sugerir propostas de melhorias, desde acesso à informação até segurança em torno das escolas, por exemplo.

As propostas escolhidas pelos delegados e membros do Conselho Municipal da Juventude, serão levadas às respectivas conferências. As propostas municipais que forem votadas, já entram em vigor. O que for proposta estadual será levado para a Conferência Estadual. As propostas nacionais devem ser votadas durante a Conferência Estadual para serem levadas à Conferência Nacional, que acontece em dezembro, em Brasília. A partir disso, os governos terão subsídio para trabalhar com política publica de juventude.

Para o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Nicola Margiotta, a Conferência é o ambiente ideal para a juventude se expressar, semear ideias e apresentar projetos de políticas públicas para os jovens de hoje e de amanhã. “A cidade de Santos  sempre foi protagonista na formatação das mais exitosas políticas públicas para a juventude e a conferência é, sem dúvida, a grande fornecedora de matéria prima para os governos desenvolverem suas ações. A juventude santista está preparada para levar grandes propostas a Conferência Estadual e Nacional”, afirmou.

O Coordenador Municipal de Juventude, Wellington Araujo, espera que a Conferência seja um espaço de amplo debate e participação juvenil.  “A Conferência é o momento que a juventude de Santos se reúne para não só externar a sua confiança de dias melhores para o País, como também para debater as propostas e elaborar um documento base que norteará as políticas e ações municipais. Será uma grande oportunidade de escuta e diálogo com a diversidade dos movimentos juvenis reunindo as várias expectativas em torno do aprofundamento das transformações que o Brasil vive no último período. Afirmar e ampliar direitos, dialogar e construir as políticas com a juventude serão marcas deste rico processo”.
 
Cronograma:
8 às 12h – Credenciamento
9 às 10h30 – Abertura/ Integração
10h30 às 11h – Leitura do Regimento e explicações
11 às 12h – Palestra
12 às 13h – Brunch
15h30 às 16h30 – Intervenção artística
16h30 às 17h30 – Plenária para aprovação final das propostas aprovadas nos grupos de trabalho