Santos

Projeto Integração está com inscrições abertas

12/06/2015 Da Redação
Projeto Integração está com inscrições abertas | Jornal da Orla
O projeto Integração da Prefeitura de Guarujá, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal (GCM), abre novas inscrições para diversas modalidades esportivas, tais como futsal, karatê, capoeira e judô. As vagas estão disponíveis até serem preenchidas por meninos e meninas de 7 a 17 anos. Podem se inscrever na sede da GCM que fica na Rua Doutor Carlos Nehring, 405, Jardim Helena Maria, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Outras informações pelo telefone 3344-1440.
 
Para efetuar o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos do aluno, pais ou responsáveis: cópias da certidão de nascimento ou RG do aluno e do responsável legal, comprovante de residência, duas fotos 3×4 e atestado médico para atividade física.
 
De acordo com o coordenador do Projetos Sociais da Guarda, Jurandir Canfild, o objetivo é inserir crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social nas atividades esportivas. Os monitores ministram aulas de cidadania, resgate da autoestima, formação de caráter e aspectos que visam a inclusão social aos participantes.
 
“É muito gratificante ter essas crianças e adolescentes e até mesmo a família perto da gente e longe da violência. É muito bom ver ex-alunos que nos visitam, fazendo curso técnico, universidade, ou, até mesmo já formados.” Uma das exigências para continuar no projeto é ter boas notas e bom comportamento na escola, “procuramos acompanhar o desempenho escolar desses jovens e se preciso ajudamos com o reforço escolar”, conclui Canfild.
 
O projeto – Teve início em 2007 e já atendeu cerca de cinco mil crianças. A procura chega a 500 inscritos por ano, mas atualmente participam das atividades aproximadamente 350 alunos. O projeto conta com o apoio do Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FMDCA), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), e parceria da ONG EducaSurf.
 
O projeto tem como meta incentivar esportes com o mecanismo preventivo à violência e à criminalidade para as crianças, contando assim, com as modalidades de futsal, karatê, capoeira e judô.