A Biblioteca de Artes Cândido Portinari recebe nesta terça-feira (28), das 15h às 17h, a oficina educativa do Ovelha Negra, ministrada pelo ilustrador, desenhista e professor Osvaldo DaCosta. O Ovelha Negra foi um dos mais importantes tabloides de abordagem humorística da realidade brasileira entre 1976 e 1977.
O jornal de humor inovou a imprensa alternativa brasileira nos anos 1970, quando o editor Geandré abriu espaço para nomes como Luiz Fernando Veríssimo, Paulo Caruso, Chico Caruso, Angeli, Henfil (logotipo), Reinaldo, Nani, Laerte e Sylvio Abreu. A publicação chegou a vender 20 mil exemplares nas bancas e em assinaturas.
Um dos objetivos da oficina é apresentar as várias modalidades de desenho de humor, além de tratar da história do Ovelha Negra. Ao final da aula, os participantes serão convidados a criar uma capa completa para o tabloide. Não é preciso inscrição.
Exposição
Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o jornal também pode apreciar a exposição Uma Ovelha Negra na Cultura Midiática, que tem curadoria de Osvaldo DaCosta e está aberta ao público até o 31 de maio, na Pinacoteca Benedito Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15). A visitação ocorre das 9h às 18h.
Serviço:
A Biblioteca de Artes Cândido Portinari fica no Centro de Atividades Integradas Cais Milton Teixeira (Av. Rangel Pestana, 150, Vila Matias). Gratuito.
Deixe um comentário