
Em entrevista ao programa Jornal da Orla na TV, o cientista político Alcindo Gonçalves afirma que o Brasil vive uma crise de “identidade e de valores”. Ele está convencido de que o país vai passar por um longo período “de dificuldades, onde todos devem apertar os cintos, mas não será o fim do mundo”.
Para Alcindo, o Brasil já superou dificuldades maiores em passado recente. Ele entende que a crise econômica, as denúncias de corrupção e uma sucessão de erros políticos cometidos pelo governo federal contribuíram de forma significativa para a brusca queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff.
Governo fraco
A exemplo de muitos analistas políticos, Alcindo Gonçalves acredita que o governo Dilma caminha para um processo de Sarneyzação, ou seja, é bastante provável que tenhamos um governo fraco, sem credibilidade e em crise permanente. “Não vejo condições de a presidente Dilma reverter a atual situação em curto prazo”, diz ele.
Falta um caminho
Alcindo Gonçalves considera que os protestos são legítimos e fazem parte da democracia, mas destaca que o movimento é difuso e não aponta um caminho para o país. Ele lembra que os partidos políticos estão excluídos do processo e critica a oposição: ” qual a proposta alternativa oferecida pelos partidos de oposição, em especial pelo PDSB”.
Para o cientista político, o grande problema do país hoje não é a falta de um estadista, mas de um projeto político consistente, de novas ideias.
Deixe um comentário