Santos

Combate ao incêndio continua na Alemoa

04/04/2015
Combate ao incêndio continua na Alemoa | Jornal da Orla
Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham, há mais de 48 horas, no incêndio nos tanques de combustíveis da empresa Ultracargo, localizado na área industrial da Alemoa, em Santos. Dois dos cinco tanques que estavam em chamas na noite da última sexta-feira (3) foram contidos.

O incêndio teve início na quinta-feira (1º), por volta das 10h e deve seguir por todo o sábado (3), sem previsão para o fim dos trabalhos. Caminhões-pipa da Sabesp e de outras empresas dão apoio aos carros dos Bombeiros, caso haja problemas com os rebocadores que estão tirando água do mar. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, o foco é fazer o resfriamento dos tanques, já que não é possível combater um incêndio desse porte utilizando somente água. A temperatura média no local chega a quase 800ºC, fazendo com que os bombeiros mantenham uma distância de 100m das chamas.

O local onde ocorre o incêndio abriga 175 tanques de capacidade de até 10 mil m³, cada um, em uma área de 183.871 m². A Ultracargo armazena produtos como combustíveis, óleos, vegetais, etanol, corrosivos e químicos.
 
Por causa do incêndio, a entrada do Porto de Santos está fechada pelo km 64 da rodovia Anchieta. Até o momento, 15 pessoas foram atendidas e liberadas.

 
Prefeito de Santos
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa esteve no local do incêndio e gravou um vídeo, divulgado em seu perfil do Facebook, para tranqüilizar a população sobre o incêndio na Alemoa. Na gravação, o prefeito garante que o incêndio está sob controle e parabeniza o Corpo de Bombeiros pelo trabalho que vem sendo feito para combater as chamas.

Além disso, Barbosa revela que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) foi acionada e está monitorando a qualidade do ar em toda a Cidade. “Não há comprometimento da qualidade do ar em nenhum ponto”, afirma.