Santos
Prefeitura recebe licença Ambiental da Cetesb para intervenções na entrada da Cidade
02/04/2015
Um passo importante foi dado para solucionar o problema viário na entrada de Santos, no trecho da Via Anchieta. Na última semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), responsável pela coordenação das intervenções que irão segregar o tráfego portuário e do distrito industrial da Alemoa, recebeu a licença ambiental da Cetesb.
O documento, que ratifica a localização e a concepção tecnológica do empreendimento, já prevendo os impactos ao meio ambiente, é mais uma etapa do processo que visa as seguintes intervenções: implementação de faixas exclusivas e preferenciais de ônibus, incluindo pavimentação, melhorias nas vias e a construção da ponte sobre o Rio São Jorge e viaduto sobre a Via Anchieta/Avenida Martins Fontes, no Chico de Paula.
As obras estão avaliadas em R$ 269 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para médias cidades, e contrapartida municipal de R$ 21 milhões. O Governo do Estado e a Codesp também destinaram recursos para elaboração do projeto executivo do empreendimento.
INTERVENÇÕES
O conjunto de obras prevê a implantação de novas faixas de ônibus em diversas vias da Zona Noroeste, fazendo ligação com o Centro da Cidade, com extensão total de 21 quilômetros. A medida beneficiará uma população de aproximadamente 120 mil moradores distribuídos em 12 bairros.
Outra intervenção contempla a construção de um viaduto ligando as avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima, necessário para interligação da faixa exclusiva de ônibus, que eliminará um dos principais pontos críticos para a fluidez do trânsito na entrada da Cidade. Pelo local passam atualmente cerca de 6.700 veículos por hora, no horário de pico das 18h às 19h.
O projeto contempla, ainda, a construção de ponte sobre o Rio São Jorge, ligando os bairros do Jardim Piratininga e São Manoel ao Distrito da Alemoa.
QUADRO
– Obras na entrada da Cidade
– Faixas de ônibus
– Trecho 1: Avenida Nossa Senhora de Fátima – Avenida Martins Fontes (Rodoviária).
– Trecho 2: Jardim Botânico (Av. Jovino de Melo – Ponte sobre o Rio São Jorge), Sambódromo (av. Eng. Manoel Ferramenta Jr. – av. Hugo Maia) e Avenida dos Bandeirantes.
– Extensão de 21 km
– Intervenções previstas
– Ponte sobre o Rio São Jorge – estabelecerá nova conexão entre a avenida Nossa Senhora de Fátima e as ruas Júlia Ferreira de Carvalho/Zelnor de Paiva Magalhães (Chico de Paula) com a rodovia Anchieta e os futuros viadutos de conexão com o bairro da Alemoa e o Porto de Santos.
– Viaduto sobre a rodovia Anchieta e Avenida Martins Fontes – fará conexão da avenida com a Nossa Senhora de Fátima, bairros Chico de Paula/Saboó.