Uma das provas da qualidade de uma casa está na tradição e na clientela, sempre cativa. Não é à toa que o Van Gogh completou nesta semana duas décadas de atividades, cativando sempre os clientes antigos e a cada dia ganhando novos. A prova disso está no tamanho da casa, que só cresceu no decorrer dos anos.
Quem passa na esquina da Floriano Peixoto com o Canal 1 não imagina todos os números que envolvem a casa, que aos finais de semana é certeza de fila na porta em busca do bom atendimento e da variedade de pratos que o local oferece.
São 280 lugares e quase mil clientes atendidos em um sábado à noite. Para o delivery, quase 30 motoboys, no cardápio, nada menos do que 70 opções de pizza, e novidades estão por vir, além dos pratos bem “generosos”, que servem bem uma família.
Para quem vai sozinho, os pratos individuais também fazem muito sucesso, como o contrafilé argentino na brasa com risoto, massa ou legumes grelhados.
No comando da casa está a família Martins, com destaque para um dos filhos, Oscar, que acompanha sempre que possível as pizzas que saem do forno a lenha, quatro por sinal, fazendo com que todas tenham a mesma qualidade. Uma massa no ponto, sem estar crua ou queimada. “No cortar da pizza a gente sente se ela está boa, se passou do ponto ou se precisa de mais tempo ao forno”, explica Oscar, que busca para manter a Pizzaria Van Gogh sempre no topo em quantidades de pizzas vendidas em Santos. Já são anos na primeira colocação.
Ele também é um dos responsáveis pelas novidades da casa, criando novos sabores da redonda. A Portuguesa quase todo mundo já conhece (mozarela, presunto, ovos, ervilha, palmito, calabresa e cebola), mas tem outras opções como a Bruscheta (tomate concassé, mozarela, mozarela de búfala e rúcula), além da mais famosa da casa, a de camarão.
Entre os novos sabores que entrarão em breve no cardápio da casa está a Bustarenga (base de mozarela com queijo de ovelha alemão amanteigado com chourizo português) e uma ainda sem nome, que terá uma base de mozarela de búfala, queijo cremoso alemão, alcachofras, tomate concassé e parmesão.
Entre as massas, destaque para a reinvenção que a casa fez do Escalope ao molho antigo. O prato foi refeito seguindo rigorosamente os rituais de antigamente.
De sobremesa, a novidade está para o Arroz doce português, além das tortas, sorvetes e petit gateau.
Restaurante e Pizzaria Van Gogh – Av. Floriano Peixoto, 314, Pompeia – Tel. 3225-3636. De segunda a sexta das 18h até o último cliente e nos fins de semana e feriados a partir das 12h.