Santos

CET adverte mais de 30 ciclistas junto à ciclovia da Ana Costa

19/03/2015
CET adverte mais de 30 ciclistas junto à ciclovia da Ana Costa | Jornal da Orla
Uma blitz realizada por agentes da CET advertiu mais de 30 ciclistas na manhã da última quarta-feira (18). O local escolhido foi o cruzamento da Avenida Ana Costa com a Rua Cunha Moreira, na Encruzilhada, em razão da feira livre às quartas-feiras. O objetivo é coibir abusos dos ciclistas que desrespeitam as regras do trânsito. 

Apesar de nenhuma bicicleta ter sido apreendida, os agentes da CET Leonardo Nascimento e Erick Lemos, além de monitorar o trânsito, advertiam ciclistas que trafegavam fora da pista cicloviária. “Nos os paramos e orientamos para que eles transitem na ciclovia ou que desçam da bicicleta e a conduzam a pé se forem ingressar na feira. Em caso de recusa ou desacato fazemos a apreensão do veículo”, ressaltou o agente Erick.

Cerca de duas a três blitz por semana são realizadas pela CET, com o apoio da Guarda Municipal e Polícia Milita, em pontos críticos próximos às ciclovias. Relatório recente da companhia de trânsito aponta média de 250 bicicletas apreendidas por ano durante as blitz.

Apreensão e curso
Bicicletas recolhidas pela fiscalização são levadas para a CET (Avenida Rangel Pestana, 100, Vila Mathias). Para retirá-la, há duas opções: pagar uma taxa de R$ 36,00 ou o proprietário participar de um curso de Noções de Cidadania e Regras de Circulação para Ciclistas. Ele é ministrado sempre às segundas-feiras das 13h30 às 15h, por especialistas do Núcleo de Educação para o Trânsito da CET.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a bicicleta é considerada um veículo de tração humana e, embora, não seja emplacada, deve seguir as regras semelhante às dos veículos automotores. Entre os abusos mais frequentes cometidos por ciclistas constam transitar fora da ciclovia, sobre calçadas, na contramão, velocidade excessiva ou avançar com o sinal vermelho.