O Cine Comunidade, desenvolvido pela Prefeitura de Santos, retoma sua programação neste domingo (22), às 19h30, na escadaria do Monte Serrat. O projeto consiste na formação de público para produções audiovisuais, desenvolvimento de um olhar mais crítico por parte do espectador e a discussão sobre aspectos do cotidiano a partir dos filmes. O evento é gratuito.
Na oportunidade, o curta-metragem “Carregadores do Monte” foi o escolhido para comemorar a volta do projeto. Em seguida, haverá bate-papo com o diretor do filme, Cássio Santos, e membros da equipe de produção. O telão será colocado na metade do trajeto da escadaria do monte.
O Cine Comunidade já realizou mais de 50 sessões em 18 espaços de Santos. ONGs, entidades de bairro, associações, creches, etc, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Cinemas da Prefeitura, localizada no Museu da Imagem e do Som de Santos, para solicitar o projeto, pelo telefone 3226-8019 ou no local, à Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, piso térreo.
Carregadores do Monte
O filme narra a difícil rotina de trabalho dos carregadores que enfrentam 402 degraus, mais de uma vez por dia, para subir objetos como eletrodomésticos, materiais para construção, entre outros, para os moradores do morro – que tem apenas a escadaria como acesso.
Gravado em Santos, no morro Monte Serrat, por jovens das Oficinas Querô, o curta foi selecionado para o 41º Festival de Gramado.
O documentário foi dirigido por Cássio Santos e Julio Lucena, capacitados na oficina básica e avançada de audiovisual do Instituto Querô.