Notícias

Câmara de Guarujá apura falta de médicos a plantões

13/03/2015
Câmara de Guarujá apura falta de médicos a plantões | Jornal da Orla
A ausência de profissionais de saúde em plantões das unidades de saúde de Guarujá está sendo investigada por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) instalada na Câmara da cidade. Os depoimentos começam de pessoas envolvidas começam a ser ouvidos na terça-feira (18). Serão ouvidos profissionais suspeitos de faltarem sem justificativa, testemunhas e dirigentes do setor.

Entre os casos a serem investigados, consta uma suposta omissão de socorro, na UPA do Jardim Boa Esperança, que culminou na morte de uma paciente que necessitava de atendimento urgente.

“Isso ocorreu no início do ano. Os dois médicos que deveriam estar cumprindo plantão na hora em que a paciente chegou ao local não estavam lá. E ela veio a óbito”, conta o vereador e presidente da comissão, Edilson Dias (PT), que convocou os dois médicos envolvidos na situação para prestar esclarecimentos, assim como as respectivas chefias, além de testemunhas, dirigentes e ex-dirigentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão ouvidos ao todo 12 pessoas, entre terça-feira (18) e o dia 26 deste mês. Os depoimentos serão incluídos a um relatório que está sendo produzido pelos vereadores membros da comissão e será posteriormente votado pelo Plenário da Casa, a quem caberá dar encaminhamento ao caso, junto ao Ministério Público.

O prazo para realização dos trabalhos é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias. Além do vereador Edilson Dias, participam do grupo de os vereadores Valdemir Batista Santana (PSB) e Jaime Ferreira de Lima Filho (Pros).