Baixada Santista

Centro Integrado da Cidadania é inaugurado em São Vicente

11/02/2015
Centro Integrado da Cidadania é inaugurado em São Vicente | Jornal da Orla
O primeiro Centro Integrado da Cidadania (CIC) da Baixada Santista foi inaugurado nesta terça-feira (10) na sede do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, em São Vicente. Participaram da cerimônia, o secretário de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, Aloísio de Toledo César, o prefeito Luis Cláudio Bili, entre outras autoridades civis e militares.
 
O Prefeito Bili ressaltou a parceria com o Governo do Estado. “Estas portas estão e serão sempre abertas para quem mais precisa, esta é a casa da cidadania”, afirmou. O Secretário Aloísio de Toledo garantiu que o objetivo “é inaugurar o maior número possível de centros em todo o Estado”.
 
O CIC vai proporcionar acesso gratuito à justiça. A população terá palestras sobre temas diversos, oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic), além de cursos e eventos em parceria com diversos órgãos. Também será possível emitir documentos pessoais, como Carteiras de Identidade e de Trabalho, 2ª via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito.
 
A juíza Vanessa Alfiero da Rocha, coordenadora do CEJUSC, destacou a importância da parceria com o Município que alugou o imóvel, cedeu funcionários e estagiários. “Esses órgãos, junto com o CEJUSC, proporcionam a realização de um sonho da sociedade, com mais justiça e solidariedade”, ressaltou.
 
O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, na Rua José Gonçalves da Mota Junior, 212, na Vila Valença. Mais informações pelo telefone (13) 3467 2997.
 
No CEJUSC também foi inaugurado o Centro de Referência e Apoio a Vítimas (Cravi) que atenderá em esquema de plantão às sextas-feiras, das 9 às 15h. Será oferecido apoio psicológico, social e jurídico, a vítimas diretas e indiretas de crimes violentos, como homicídio, latrocínio e ameaça.