A Avenida Santos Dumont se transformará no palco para a festa mais esperada do ano: a apresentação dos desfiles de Carnaval acontece nos próximos dias 16 e 17. O trecho da via que fica entre a Avenida Adriano Dias dos Santos e a Rua David dos Santos Carreira se transformará na Passarela do Samba, dando lugar para que oito escolas de samba da Cidade e mais de 7 mil pessoas acompanhem, por cada noite, o espetáculo mais popular e democrático do Brasil. A entrada é gratuita e o Carnaval de Guarujá conta com a segurança da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal.
No espaço, são montadas as arquibancadas, com todo o suporte necessário de segurança e Saúde, conforme estabelecido pelas normas de realização de eventos. Além dos desfiles das agremiações carnavalescas, a Cidade contará com o desfile de 18 bandas ao longo da orla, Centro e bairros e o Carnval de marchinhas em pontos como Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e Pitangueiras.
Atualmente, o desfile das escolas de samba de Guarujá conta com uma agremiação do Grupo de Acesso, o Gres Unidos da São Jorge; seis do Grupo Especial, Gres Caminho da Paz, ISC Imperador da Ilha, Gres Mocidade São Miguel, Gres Guarujá, URCS Academia do Samba Vem que é Dez e Gres Renascer Santa Cruz; e o Gres Mocidade Amazonense, que é considerada “hours concours” e representa Guarujá no Carnaval Metropolitano de Santos. Além disso, o Grupo Afoxé Motumbaxé faz o ritual de lavagem da avenida para iniciar os trabalhos na Passarela do Samba A festa é aberta pela Corte Carnavalesca.
“O Carnaval cresceu muito nos últimos anos, vem se profissionalizando, com as escolas tradicionais de Guarujá. Temos ainda o Afoxé Motumbaxé abrindo o Carnaval. Serão dois dias de desfiles, no sambódromo montado na Avenida Santos Dumont. A média de público na avenida é de 7 mil pessoas por noite nas arquibancadas da Passarela do Samba. As pessoas comparecem com as famílias e temos segurança e ambulâncias, como determinam as resoluções de eventos. Haverá segurança na avenida e a população pode ficar tranquila porque há uma grande interação entre a Prefeitura, a Promotoria de Justiça e as forças de segurança da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar”, pontuou o secretário de Cultura, Odair Dias filho.
Marchinhas – Com o objetivo de preservar a memória da Festa de Momo, resgatando valores e mantendo as tradições, a Prefeitura realizará também o Carnaval de Marchinhas. “Em três pontos da Cidade, será realizado o Carnaval de marchinhas, no Perequê, Santa Cruz dos Navegantes e Pitangueiras, na Praça das Bandeiras. Com isso, queremos resgatar o Carnaval histórico em que pais e filhos iam juntos”, observou Odair.
Blocos e bandas – Para os moradores e turistas que tiverem interesse em participar do Carnaval de rua na Cidade, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizará no site das Prefeitura e encaminhará para os hotéis a relação dos desfiles de blocos e bandas no decorrer da festa.
Confira a ordem dos desfiles:
Dia 16 – 1º dia de Desfiles – Grupo de Acesso e Grupo Especial
21 horas: Ritual de lavagem da avenida – Afoxé Motumbaxé;
21h45: Corte Carnavalesca;
22h15: GRES Unidos da São Jorge (Grupo de Acesso);
23h25: GRES Caminho da Paz (Grupo Especial);
0h35: ISC Imperador da Ilha (Grupo Especial);
01h45: GRES Mocidade São Miguel (Grupo Especial);
Dia 17 – 2º dia de Desfiles – Grupo Especial e Hours Concours
21 horas: Corte Carnavalesca;
21h30: GRES Guarujá (Grupo Especial);
22h40: URCS Academia do Samba Vem que é Dez (Grupo Especial);
23h50: GRES Renascer Santa Cruz (Grupo Especial);
01 hora: GRES Mocidade Amazonense (Hours Concours)
Apuração
Dia 18 – Leitura de Penalidades e Apuração das Notas
Local: Anfiteatro Ferreira Sampaio (Avenida Osvaldo Aranha, 800 – Jardim Maravilha)
Horário: 10 horas: Leitura e aprovação das Atas de Penalidades;
15 horas: Início da Apuração das Notas