Baixada Santista

Site do Ministério da Justiça permite aos consumidores registrar reclamações contra empresas

09/02/2015
Site do Ministério da Justiça permite aos consumidores registrar reclamações contra empresas | Jornal da Orla
Esse mês, a Companhia de Gás de São Paulo aderiu ao Portal Consumidor.Gov. Trata-se de uma ferramenta online, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, onde os consumidores podem enviar suas reclamações via portal web às empresas cadastradas. A Comgás aderiu ao projeto, de forma voluntária, por entender que se trata de uma importante iniciativa de relacionamento com cliente, além de reforçar seu compromisso de transparência com os consumidores, órgãos de defesa do consumidor e Ministério da Justiça.
 
O Portal é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo via internet. Ele não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores por meio de seus canais tradicionais. O registro no Portal também não elimina a necessidade do usuário entrar em contato com a Central de Relacionamento ao Cliente da Comgás, através do número 08000-110-197, para registro da sua reclamação. A Central da concessionária funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e a ligação é gratuita.
 
A adesão ao site do Ministério da Justiça integra as ações da companhia para melhoria do atendimento ao cliente. Em 2014, a Comgás diminuiu em 15% o número de reclamações na sua Central de Relacionamento com o Cliente. Já na Ouvidoria – núcleo de atendimento especializado- a redução do número de reclamações foi de 34%. Além disso, o atendimento de 100% das reclamações foi realizado em até 10 dias, com tempo médio de 7 dias. Esses resultados foram obtidos em um período que a base de clientes aumentou 10%, chegando a 1,4 milhão de usuários.
 
De acordo com a Ouvidora da Comgás, Janaína Baggio, os resultados são fruto do investimento que a companhia realiza para a melhoria do atendimento dos seus clientes, entre eles está a modernização dos sistemas de call center, a aposta na multicanalidade para ampliar as possibilidades de contato com os consumidores, reforço da capacitação dos atendentes e colaboradores, dentre outras ações.  “O consumidor busca rapidez na solução de seus problemas e isso inclui o tempo de atendimento e diversidade de canais”, afirma Janaína Baggio.