Quer saber se o mar está bom pra peixe, pra nadar, surfar ou simplesmente caminhar na areia? Não é preciso morar de frente para a praia, basta um clique no site www.janelas.tv, que as cortinas se abrem para que todo mundo, de onde estiver, possa ver o que está acontecendo na orla de Santos, em tempo real e gratuitamente. O sistema de câmeras, que utiliza recursos tecnológicos avançados, foi criado pelo engenheiro metalúrgico e desenvolvedor web Rafael Sobral, 39 anos. As imagens em alta definição cobrem ininterruptamente vários pontos da orla.
Na Ponta da Praia – onde fica a entrada do Canal do Estuário, o Aquário e o Deck do Pescador – há duas câmeras, uma delas controlável. Há outras instaladas no Embaré, no Canal 3(topo do Mercure), no Itararé (com vista ampla e enquadramento para surfistas) e na Ilha Porchat. A próxima deverá ser colocada na Ilha das Palmas, para oferecer a cidade por outro ângulo.
A câmera móvel da Ponta da Praia é a mais clicada e tem quase 20 pontos que podem ser aproximados pelo comando do internauta. As imagens se alternam a cada 20 segundos. Segundo Rafael, que implantou o sistema há menos de um ano, o show pirotécnico do último réveillon roubou a cena, com milhares de visualizações, mas as tempestades elétricas deste verão não ficaram atrás. O vídeo de uma delas, postado no Facebook, teve 42 mil curtidas, quase 14 mil compartilhamentos. Rafael por enquanto não lucra com os acessos e mantém o sistema com recursos próprios, mas o sucesso deste primeiro ano já o leva a sonhar em expandir para outras cidades da região. O site tem hoje 27 mil pessoas cadastradas.