Desde 2005, todo mês de janeiro a Missão Solidária Marista reúne jovens dispostos a dedicar parte de suas férias para ajudar ao próximo. Este ano, de 18 a 25 de janeiro, cerca de 450 alunos e ex-alunos Maristas do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiânia e Distrito Federal, com idade entre 16 e 30 anos, devem vivenciar a rotina dos moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social em quatro diferentes cidades brasileiras: Ponta Grossa (PR), Jaraguá do Sul (SC), Pouso Redondo (SC) e Santos (SP).
Participam das ações realizadas em Santos, alunos do Colégio Marista Ribeirão Preto, do Colégio Marista Glória (SP), do Colégio Marista Arquidiocesano (SP), do Colégio Marista Goiânia (GO), do Colégio Marista Brasília (DF), e também educandos do Centro Educacional Marista Ir. Rivat (DF), do Centro Social Marista Dourados, Centro Social Marista Ir. Rui (Ribeirão Preto), Centro Social Lar Feliz (Santos), Centro Social Ir. Justino e Centro Social Ir. Lourenço (ambos de SP).
Durante uma semana serão desenvolvidas diversas atividades com o intuito de promover a educação para a solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico. Nesse período, haverá troca de experiências de vida entre jovens e moradores, a fim de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade.
Em Santos, serão priorizadas a revitalização da Praça do Morro Tiro Naval; pintura externa do Muro do Albergue Noturno; visitas solidárias nos bairros Vila Nova, Monte Serrat, Vila Noroeste e Vila Mathias, onde os missionários poderão conviver com as famílias, construindo novas amizades, conhecendo novas culturas e costumes; oficinas socioeducativas com crianças, adolescentes, jovens e adultos na Sede da Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat e do Bairro da Encruzilhada, no Albergue Noturno (Vila Nova) e na Rua de acesso à escadaria do Morro Tiro Naval.
De acordo com Diogo Galinne, do Setor Pastoral do Grupo Marista, antes de partir para a missão, cada grupo prepara uma programação com uma série de atividades que são elaboradas em parceria com os líderes comunitários das localidades que receberão os missionários.
“A realização da Missão Solidária em quatro locais simultâneos almeja propagar a cultura da solidariedade, uma vez que favorece a participação de um número maior de jovens e, assim, contribui também para que essa iniciativa inspire outras pessoas a fazer o mesmo”, enfatiza.
Em todas as ações a finalidade é promover a integração com a realidade encontrada, bem como verificar as prioridades junto às comunidades. Como exemplo, está prevista a revitalização de espaços públicos (pintura de muros, limpeza de jardins e praças, entre outros). Além disso, momentos de debates, visita às famílias, festivais culturais e atividades educativas e recreativas para crianças e jovens também devem acontecer.
Programação
19/01 (segunda-feira)
9h – Momento Formativo
10h30 – Momento Formativo – Visitas Missionárias
20/01 (terça-feira)
8h30 às 16h30 – Visitas Missionárias e atividades de pintura do Albergue noturno Vila Nova e revitalização da Pracinha do Morro Tito Naval.
13h30 às 17h – Oficinas socioeducativas com as crianças e idosos.
17h30 – Apresentação Cultural Alana
21/01 (quarta-feira)
8h30 às 17h – Visitas Missionárias e atividades de pintura do Albergue noturno Vila Nova e revitalização da Pracinha do Morro Tito Naval.
13h45 às 17h – Oficinas socioeducativas com as crianças e idosos
22/01 (quinta-feira)
8h30 às 17h- Visitas Missionárias e atividades de pintura do Albergue noturno Vila Nova e revitalização da Pracinha do Morro Tito Naval.
13h45 às 17h – Oficinas socioeducativas com as crianças e idosos
19h30 – Apresentação Cultural: Grupo Parlendas (convite às famílias)
23/01 (sexta-feira)
8h às 12h – Visitas Missionárias e atividades de pintura do Albergue noturno Vila Nova e revitalização da Pracinha do Morro Tito Naval.
14h às 17h – Gincana com as crianças e baile com os idosos
24/01 (sábado)
13h – Tarde dos missionários / balada literária
19h – Momento com as famílias
Sobre o Grupo Marista
No Brasil desde 1897, o Instituto Marista divide-se em unidades administrativas no País. Uma delas é o Grupo Marista – presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, na cidade de Goiânia e no Distrito Federal, além de filiais da FTD em nove estados – com atuação nas áreas de Educação, Solidariedade, Saúde e Comunicação, por meio de uma agremiação de organizações sem fins econômicos. Na Educação, seus colégios, centros técnicos e universidades formam mais de 60 mil pessoas anualmente e ampliam o conhecimento com a publicação de 34 milhões de livros em editoras próprias. A Rede Marista de Solidariedade atende diretamente 16 mil crianças e jovens de maneira contínua, além de atuar em todas as frentes do Grupo Marista a partir de programas com base na promoção e defesa dos direitos das infâncias e juventudes, bem como estratégias de incidência política e fomento à educação para a solidariedade. Na Saúde, seus hospitais realizam 443 mil atendimentos ao ano e proporcionam ações de humanização, conscientização e prevenção. Na Comunicação, suas rádios prezam pela difusão de conhecimento, cultura e cidadania. E, diariamente, seus cerca de 14 mil colaboradores vivenciam e disseminam valores humanos, cristãos e Maristas para formar cidadãos éticos, justos e solidários. Outras informações, acesse: www.grupomarista.org.br