Baixada Santista

Desatenção ao volante aumenta risco de acidente

14/01/2015
Desatenção ao volante aumenta risco de acidente | Jornal da Orla
No Brasil, 46% dos acidentes ocorridos em rodovias foram provocados por motoristas desatentos. Usar o telefone celular ou aumentar o volume do som, por exemplo, são atos que prejudicam a capacidade de reação do condutor, que pode ter consequências fatais. 
 
Quando dirige, a pessoa já está sob influência de vários estímulos vindos do interior do veículo (luzes do painel, barulhos e/ou cheiros diferentes) ou do exterior (vias, pedestres, animais, outros veículos, obstáculos, placas etc). Por isso, é preciso se concentrar na condução do automóvel.
 
“Dirigir envolve carga emocional e cognitiva, e o motorista precisa prioritariamente ter atenção, sem distrações. Quando estamos dispersos ou sobrecarregados de informações, nosso sistema sensorial age mais devagar”, explica a neurologista Marília Denise Mariani Pimenta. 
 
Celular e volante
Ela cita como exemplo o aparelho de telefone celular. Mesmo utilizando fones de ouvido ou viva-voz, eles podem aumentar o número de acidentes em 23 vezes, sendo de 3 a 9 vezes mais chances de ocorrer mortes. 
 
Um outro comportamento cada vez mais comum nos dias de hoje é ainda mais perigoso: digitar mensagens de texto ao mesmo tempo que se dirige. Além de ter a atenção desviada, do trânsito para a comunicação, o motorista deixa de olhar para o rua -o que pode ser fatal!

FOCO NO TRÂNSITO!

 Eliminar todo e qualquer estímulo que possa competir com o ato de dirigir. Para o pedágio, por exemplo, é importante já separar o dinheiro com antecedência. Acontecem muitas situações em que o motorista, ao se aproximar de um pedágio, se distrai para procurar o dinheiro, diminuindo a capacidade motora, resultando na perda do controle do automóvel

 Em casa, buscar simuladores on-line com o objetivo de observar sua atuação em situações de risco.

 No dia a dia, realizar atividades que fortaleçam a atenção, como leitura e jogos voltados para este fim.

 Mesmo breve, um momento de desatenção pode trazer problemas na condução de um veículo. Até as menores e mais simples distrações podem acarretar em graves consequências.

 Use aplicativos como o “Mãos no Volante”, que ajudam a evitar acidentes ao inibir o uso do celular na direção.