Em todas as praias da cidade é muito comum encontrar, no mar, pessoas remando em pé sobre pranchas enormes. Trata-se do Stand up Paddle, modalidade que surgiu no Havaí, na década de 1940, na praia de Waikiki. Na época, os “beachboys” (professores de surfe da região) usavam pranchas de madeira naval e remos para acompanhar de perto os surfistas iniciantes. O SUP pode ser praticado por qualquer pessoa, sem necessidade de muito preparo físico, desde que o praticante saiba nadar. A modalidade exige um trabalho de equilíbrio constante e, como não oferece impacto às articulações, é recomendado para reforço de tornozelos e joelhos.
Equipamentos do Stand up Paddle
Pranchas– As pranchas maiores e com ponta de lança são para competições. As arredondadas são utilizadas para a prática em ondas (modalidade SUP Wave). As mistas, chamadas de híbridas, permitem pegar ondas e remar longas distâncias (recomendadas para iniciantes).
Colete e leash– O colete flutuador também deve entrar na lista de equipamentos de segurança, principalmente para iniciantes. Os apropriados para a prática de SUP são mais finos, pois oferecem flutuação mínima necessária. O leash é uma corda de segurança que une o pé do praticante à prancha.
Remo (paddle)- O tamanho ideal do remo depende da modalidade que o praticante deseja aprender. Porém, é recomendado um remo de aproximadamente 20 com maior do que a altura da pessoa.
Dicas de segurança
Nunca reme cansado.
Adquira resistência física aos poucos, até conseguir passar horas sobre a prancha.
Inicie a prática em locais conhecidos, com águas tranquilas.
Procure um professor para aprender as primeiras técnicas. Com 15 minutos de aula teórica e contato com o equipamento, uma pessoa de habilidade média já consegue dar as primeiras remadas.
Informe-se sobre correntezas, ventos e características do local para praticar.
Nunca pratique em rotas de embarcação e áreas de prática de esportes motorizados.