Clara Monforte

Olhos nos olhos com Rafael Leal

26/12/2014
Olhos nos olhos com Rafael Leal | Jornal da Orla
Casado e do signo de Peixes, ele é publicitário com MBA em Planejamento e Marketing. Fala à página, de forma clara e precisa, sobre a programação do verão santista, a começar pela queima de fogos nas praias que será a segunda maior do país e marcará a chegada do Novo Ano!
O réveillon em Santos será o segundo maior do país. O que os santistas, e quem estiver na cidade, podem esperar?
Na passagem de 2013 para 2014, conseguimos um retorno bastante positivo. Mais de um milhão de pessoas foram à orla. O réveillon santista tinha grande potencial e, ano a ano, trabalhamos para alcançar novos marcos de realização, sempre buscando a satisfação da população. Neste ano, os desafios são maiores, pois queremos oferecer um espetáculo ainda mais bonito que o de 2014. Nosso objetivo é transformar a festa da virada em referência turística e, ao mesmo tempo, em motivo de orgulho para o munícipe.
 
Serão 19 toneladas de fogos e cerca de 16 minutos de duração. Essa grandiosidade também não deixa de ser uma homenagem, certo?
O objetivo é sempre fazer com que o santista tenha orgulho de sua cidade e se sinta bem vivendo aqui. Acontecimentos como o réveillon são uma maneira de homenagear o cidadão que passa seu dia a dia aqui em Santos. Além disso, esse apelo turístico da queima de fogos é um incentivo ao comércio, fomentando o turismo e as compras. Aliás, por falar em turismo, temos propostas para receber cruzeiros marítimos nos réveillons.
 
A programação de verão em Santos começou antes das festas de fim de ano e prosseguem até o Carnaval, com participações de diversas secretarias municipais. Os santistas e turistas terão muita diversão?
A população santista cresce significativamente nesta época do ano e precisamos atender toda a demanda. Mas os eventos promovidos pela Prefeitura acontecem de maneira intensa durante os 12 meses do ano, com festivais, shows e programações culturais diversas. Para este verão, preparamos uma seleção de atividades com mais de 700 opções gratuitas, incluindo música, cinema, atividades físicas, recreação infantil e teatro. Tudo isso nas cinco tendas montadas na orla. 
 
A iluminação de Santos está belíssima este ano. A que você credita esta evolução?
Santos é repleta de belezas. O potencial turístico do município é imenso e os investimentos têm sido feitos para que datas como Natal e Réveillon ganhem cada vez mais destaque no calendário nacional e projeção internacional. Discute-se muito, já há algum tempo, a questão das cidades criativas. Temos esse perfil, mas, para que isso seja mantido, é necessário trabalho constante, que é o que temos feito.
 
Em que o projeto “Ilumina Santos” se inspira para ser, a cada ano, melhor?
Resgatamos um tempo em que a iluminação de Natal chamava a atenção das famílias e, além disso, avançamos, modernizamos o projeto. A inspiração para tudo isso está no próprio santista, que merece essa homenagem, e em cidades que se diferenciam por suas belas decorações, como Nova York, Hong Kong e Londres, por exemplo.
 
Quais os maiores desafios de ser o chefe do Departamento de Eventos da Secult?
Um dos maiores desafios é conseguir atender às diferentes demandas da população, sempre primando pela qualidade artística, de infraestrutura e segurança. É um trabalho complexo, intenso, desafiador e prazeroso. O prefeito, Paulo Alexandre Barbosa, desde o primeiro dia de mandato, nos cobra eficácia e qualidade nos serviços prestados.
 
E os desafios para levar entretenimento de qualidade para todos?
Fazemos um trabalho de curadoria para levar o melhor das diferentes manifestações culturais ao público. Esse trabalho consiste também na valorização dos artistas locais. Além disso, há outro avanço importante: passamos a regulamentar eventos particulares em espaços públicos.
 
O que pode nos adiantar sobre as tendas para 2015?
As antigas tendas foram transformadas em verdadeiros complexos de verão. São espaços mais amplos, modernos e confortáveis, que oferecem mais de 700 atrações e atividades gratuitas. Meio milhão de pessoas visitaram as tendas no verão passado e mais de 50 mil crianças se divertiram nos Espaços Kids.
 
E sobre o Carnaval santista?
Nosso Carnaval, que já foi o segundo maior do país, cresce a cada ano. O público comparece em peso e o número de escolas aumentou, passando de 15 para 17 em 2015. Além disso, a festa, a maior manifestação cultural brasileira, gera uma quantidade enorme de empregos diretos e indiretos. Cabe a nós, gestores, buscar alternativas para que o evento cresça cada vez mais. Em 2014 conseguimos diversos patrocínios e apoio do Governo do Estado de São Paulo. Para 2015, teremos outra grande festa.