A Unimed Santos celebrou a conclusão das atividades dos projetos sociais, no ano de 2014, em ato com a participação de cerca de 200 pessoas, na quarta-feira (17), na sede Associação Paulista de Medicina. A solenidade reuniu formandos da Escola Unimed Júnior, da Escola Unimed e do VovôNet, além de professores, pais e parceiros.
A Escola Unimed, projeto que a Unimed desenvolve desde 2009, é detentora do Prêmio Lutero Arno Renck de Educação e Capacitação, uma premiação de âmbito educacional, instituída pela Unimed do Brasil. A iniciativa tem a parceria da Prefeitura de Santos, por intermédio da Seção de Projetos Educacionais Especiais (Seproje), da Secretaria de Educação de Santos, e do Fundo Social de Solidariedade de Santos.
“O sétimo princípio cooperativista estabelece que as co-operativas devem trabalhar para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades. Nossos projetos sociais estão inseridos nesse objetivo”, explica o presidente da Unimed Santos, Raimundo Macedo.
Transformando vidas – A Escola Unimed é dirigida a adolescentes e as aulas contemplam temas que vão além da formação escolar tradicional. Os alunos recebem orientação vocacional e aprendem, por exemplo, a enfrentar uma entrevista de emprego. Os participantes passam a integrar um Banco de Talentos, disponível às empresas da Baixada Santista, e a cooperativa de Santos dá preferência à contratação de ex-alunos, sempre que a vaga se adequa ao perfil.
VovôNet – Lançado no ano passado, o VovôNet é uma iniciativa que proporciona à terceira idade a oportunidade de conhecer o mundo digital. A Unimed Santos dispõe de um laboratório de Informática (rua Joaquim Távora, 190), onde são desenvolvidas as aulas da Escola Unimed e do VovôNet. O programa do curso inclui desde orientações básicas sobre como ligar o computador, até a criação de planilhas de custos, endereço eletrônico e perfis nas redes sociais, entre outros pontos.